Entre 13 capitais pesquisadas pelo instituto, capital sul-mato-grossense registrou deflação de 0,24%.
Campo Grande registrou em julho uma deflação, ou seja, redução de preços, de 0,24% , segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta quarta-feira (9), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a maior retração entre 13 capitais brasileiras em que o indicador é mensurado.
No país, o instituto apontou que além da capital sul-mato-grossense apenas outras duas cidades do grupo pesquisado registraram deflação: Porto Alegre, com 0,12% e Rio de Janeiro, com 0,03%. As outras dez capitais contabilizaram aumento de preços, sendo o maior percentual o de Curitiba, com 0,49%. O índice brasileiro ficou em 0,24%.
Em Campo Grande, dos nove grupos de produtos, seis registram queda de preços. A maior foi dos “Artigos de Residência”, com 0,85%, seguido por “Alimentação e Bebidas”, com 0,78%; “Vestuário”, com 0,68%; “Transportes”, com 0,34%; “Comunicação”, 0,10% e “Saúde e Cuidados Pessoais”, com 0,05%.
O IBGE destaca que em Campo Grande, no grupo “Alimentação e Bebidas”, que responde por 25% das despesas das famílias, um dos produtos que teve redução mais expressiva de valores foram as carnes, com 2,02%.
Em contrapartida, aumentaram de preço no mês de julho na capital sul-mato-grossense os segmentos da “Habitação”, com 0,42%; “Despesas Pessoais”, com 0,36% e “Educação”, com 0,03%.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!