Translate

sábado, 15 de novembro de 2014

Levar esporte às crianças é legado do Pantanal Extremo para Corumbá

Projeto de iniciação esportiva na rede pública de ensino pretende atingir 16 mil estudantes, mas não apenas durante os jogos de aventura



Despertar as crianças para a prática esportiva e fazer do Pantanal Extremo – Jogos de Aventura um legado social para Corumbá. Esses são os desafios do projeto Escola Extrema, que coloca alunos da rede pública de ensino em contato com as modalidades radicais do evento, que atrai à região atletas do país inteiro neste fim de semana. O parque Marina Gattas, que fica às margens do rio Paraguai, recebeu na tarde desta sexta-feira meninos e meninas entre 9 e 12 anos da Escola Municipal Luiz Feitosa para um dia de vivência na canoagem.
Alunos de escola pública de Corumbá têm dia de vivência na canoagem (Foto: Hélder Rafael)Alunos de escola pública de Corumbá têm dia de vivência na canoagem (Foto: Hélder Rafael)



Acompanhadas por professores e monitores, as crianças entraram nos caiaques e remaram à vontade nas calmas águas do rio que banha Corumbá. A segurança não foi deixada de lado em nenhum momento: todos usaram coletes salva-vidas, e uma embarcação da Marinha dava suporte, delimitando a área destinada à atividade.

A estudante Vitória Freitas Pereira, de 11 anos, contou como foi a experiência de subir pela primeira vez em um caiaque.

- Achei legal, porque não senti medo nenhum. Foi um pouco difícil remar, cansou o braço, o vento estava levando muito para a direita, mas logo peguei o jeito – diz.

Estudante Vitória Pereira (ao centro) se diverte no caiaque (Foto: Hélder Rafael)Estudante Vitória Pereira (ao centro) se diverte no caiaque (Foto: Hélder Rafael)
Na opinião do professor Frederico Fontoura, que veio do Rio de Janeiro para dar palestra sobre educação no Pantanal Extremo, um dos diferenciais do evento em Corumbá é a preocupação em atender à comunidade local.

- No Arraial do Cabo (RJ), por exemplo, transformaram o lugar na capital do mergulho. Só que nos eventos vai todo mundo de fora para lá, e a mão de obra local não é aproveitada. Não sobra nada para os moradores. Aqui em Corumbá é diferente, existe uma vontade de transformar a cidade por meio da exploração sustentável de suas potencialidades, e a comunidade não pode ficar de fora desse processo.

O projeto Escola Extrema pretende atingir os 16 mil estudantes matriculados na rede municipal de Corumbá, mas não apenas no período de competições do Pantanal Extremo. A iniciativa, implantada há cinco meses, visa difundir os esportes radicais nas aulas de educação física, adaptando o ensino das modalidades. Para o prefeito Paulo Duarte, os Jogos de Aventura vão além do aspecto esportivo.

A preocupação nossa é que não se restrinja a uma competição, mas que deixe um legado para a cidade
Paulo Duarte
- A preocupação nossa é que não se restrinja a uma competição, mas que deixe um legado para a cidade. Primeiro, fazendo a integração das crianças com as modalidades esportivas, como stand up, corrida de trilha. Também queremos resgatar pontos turísticos de Corumbá que estavam esquecidos, como o Marina Gattas. A competição traz uma sintonia entre esporte de aventura e a natureza, e é essa mensagem de preservação ambiental que queremos deixar.

A programação do Pantanal Extremo prevê ainda vivência de stand up paddle no sábado às 16 horas na Prainha do Porto Geral. Os Jogos de Aventura reúnem em Corumbá cerca de 780 competidores em sete modalidades esportivas.

Atividades aconteceram no Parque Marina Gattas, em Corumbá (Foto: Hélder Rafael)Atividades aconteceram no Parque Marina Gattas, em Corumbá (Foto: Hélder Rafael)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...