Translate

sábado, 15 de novembro de 2014

Justiça de MS ordena conclusão do tombamento da avenida Afonso Pena

Medida atende ação civil pública do Ministério Público Estadual.
Para que processo seja efetivado, é necessário apenas registro em livro.


A Justiça determinou que a Prefeitura de Campo Grande finalize o processo de tombamento do canteiro na avenida Afonso Pena, localizada no Centro da cidade, incluindo as ciclovias construídas no local e inauguradas em dezembro de 2012. A decisão, tomada nesta sexta-feira (14), atende a uma ação civil pública do Ministério Público Estadual (MPE).
Conforme o processo, a administração municipal realizou todos os procedimentos para tornar a via patrimônio histórico, cultural e paisagístico da cidade, chegando a obter o tombamento provisório. Para que a medida fosse definitiva, é necessário que seja feito o registro em um documento chamado livro tombo, ainda não realizado.
Impasse
Um dos principais receios do MPE foi a informação de que a prefeitura havia recebido verbas para implantação de corredores de ônibus, tornando necessário aumentar a área asfaltada, retirando parte do canteiro. Liminar proibiu qualquer alteração no local.

Entretanto, em 2012, a prefeitura começou as obras para a construção da ciclovia, dando início a uma série de discussões. O MPE acionou a Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, que determinou a suspensão dos trabalhos.
Placa em civlovia de Campo Grande (Foto: Gabriela Pavão / do G1 MS)
Placa em civlovia de Campo Grande
(Foto: Gabriela Pavão / do G1 MS)
Em setembro daquele ano, recurso da prefeitura conseguiu retomar a construção, aberta para uso pouco antes do Natal.
O MPE chegou a abrir inquérito para apurar ato de improbidade do então prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) pela construção. Na decisão de sexta-feira (14), consta que a intervenção obteve todas as autorizações necessárias, estando, portanto, legais.
Uma vez construídas, conforme a sentença, “o Ministério Público conformou-se com o resultado de um agravo de instrumento que permitiu à requerida [prefeitura] construir uma ciclovia no canteiro central e, sendo assim, pediu que essa benfeitoria fosse alcançada pelo tombamento”.
Avenida Afonso Pena (Foto: Gabriela Pavão/ G1MS)Avenida Afonso Pena (Foto: Gabriela Pavão/ G1MS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...