A partir de segunda-feira, os agentes do Núcleo de Controle de Endemias (NCE), órgão ligado a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Venceslau, estarão mobilizados em diversas atividades para educar, prestar esclarecimentos e alertar a população sobre os riscos e a prevenção da leishmaniose. A ação coincide com a Semana Estadual de Mobilização Contra a Leishmaniose, que ocorre em todo o território paulista entre os dias 06 e 10 de agosto.
Conforme o cronograma divulgado nesta sexta-feira pela Secretaria de Saúde, haverá em Venceslau palestras, distribuição de material informativo e pedágio educativo. Postos móveis de coleta de sangue canino para detecção da leishmaniose serão montados em cinco regiões do município. “Novamente estamos mobilizando a população. A leishmaniose é perigosa tanto para o animal hospedeiro, que geralmente é o cachorro de estimação da casa, quanto para o seu dono. Quando infectado, o não tratamento em tempo hábil pode levar a óbito também o ser humano por decorrência da doença”, enfatiza Rosimeire dos Santos Melo, encarregada de equipe do NCE de Venceslau.
Para a próxima segunda-feira, 06, a equipe do NCE estará concedendo entrevistas à imprensa falada e televisada da cidade. No mesmo dia, haverá posto de coleta de sangue canino das 8h30 às 16h na praça situada na Vila Luiza.
Terça-feira, 07, está prevista atividades de entrega de materiais informativos e intervenções educativas na Unidade Básica de Saúde do Centro, no Ambulatório Municipal, praças, terminal rodoviário e mercados. Das 8h30 às 16h, a praça do bairro Sumaré abrigará o posto móvel de coleta de sangue canino.
Durante a feira-livre do próximo dia 08, os agentes de controle de endemias estarão distribuindo materiais informativos entre os feirantes e consumidores. Antes, se reunirão com lideranças religiosas para firmar apoio na divulgação de informações sobre a doença, sobre sinais, sintomas e manejo. Paralelamente, na Unidade Básica de Saúde do Bairro Morada do Sol estará funcionando o posto móvel de coleta de sangue canino, das 8h30 às 16h.
Quinta-feira, 09, o grupo da terceira idade atendido pela Unidade Básica de Saúde da Vila Vicentina participará de palestra sobre os riscos e cuidados contra a leishmaniose. Na praça “Dr. Álvaro Antunes Coelho” (Praça da Matriz) o posto móvel de coleta de sangue canino estará à disposição da população das 8h30 às 16h.
Fechando a semana, os profissionais da área de saúde estarão no cruzamento entre as avenidas Princesa Isabel e Newton Prado realizando bloqueio educativo com a entrega de folhetos. Na praça do Jardim Ipanema, a equipe do NCE estará coletando sangue canino para detecção da leishmaniose das 8h30 às 16h.
A encarregada de equipe do NCE venceslauense conclama a população para participar das atividades e, sobretudo, se engajar na luta contra a leishmaniose. “A Prefeitura de Presidente Venceslau está fornecendo todas as condições e orientações para evitarmos a doença. Pedimos para que a população também faça a sua parte, limpando quintais, evitando focos e proliferação do mosquito palha, transmissor da doença”, ressalta Rosemeire Melo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!