Translate

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Na região, 28% da população são fumantes


De acordo com DRS, 22% são homens, 32% são mulheres e 16%, adolescentes


Dados da Direção Regional de Saúde (DRS) de Presidente Prudente apontam que, dos 722.192 habitantes da região, 28,34% são fumantes, sendo que, deles, 22% são homens, 32% são mulheres e 16%, adolescentes. No Brasil, 18,8% das pessoas são tabagistas e, no mundo, 1,3 bilhões de pessoas têm o mesmo vício.
O fumo é, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma das principais causas de morte evitável. E a fumaça do cigarro tem 4,7 mil substâncias tóxicas, como arsênico, amônia e monóxido de carbono, que é o mesmo gás que sai dos escapamentos dos carros. Por isso, esta quinta-feira (31) é o Dia de Combate ao Tabagismo.
Pelas ruas, não é difícil encontrar um fumante. Muitos que começaram a fumar há pouco tempo, outros viciados há anos, além daqueles que tentaram fugir do tabagismo, mas não conseguiram, como o funcionário público Zenildo da Silva. “Sou viciado há 25 anos e fumo três maços por dia”, confessa.
Para tentar diminuir o número de tabagistas, uma lei entrou em vigor no dia 1º de maio e estipula preço mínimo de R$ 3 para a venda dos maços de cigarros. O preço será reajustado ano a ano e a medida visa aumentar a arrecadação de imposto do setor, pois o governo acredita que, quanto maior a arrecadação, maior o repasse para a Saúde Pública tratar as vítimas de doenças causas pelo cigarro. Há a esperança de que, com o maço pesando mais no bolso, o número de ex-fumantes aumente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...