Documento indica que alunos da EM Sueli Rodrigues Dias Pereira serão remanejados para unidade no Jardim Guanabara.
Em decreto publicado nesta segunda-feira (28) no Diário Oficial de Presidente Prudente, a Prefeitura anunciou o encerramento das atividades na Escola Municipal Sueli Rodrigues Dias Pereira, localizada na Rua Prudente de Moraes, 789, no Jardim Aviação. A medida faz parte de uma “reorganização” da rede municipal de ensino para 2019 apresentadas pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc) no ano passado.
O decreto, de número 29.571/2019, considera “a necessidade de compatibilizar a demanda entre escolas da rede, por georreferenciamento, garantindo que todos os alunos sejam atendidos na unidade escolar mais próxima das suas residências” (veja abaixo a íntegra do documento).
O documento ainda considera que “houve um estudo minucioso pela Comissão de projeção da Secretaria Municipal de Educação, através de dados referentes à unidade escolar, no sentido de otimizar recursos físicos, humanos e materiais disponíveis”.
Decreto
As atividades escolares foram encerradas a partir do dia 20 de dezembro de 2018. A decisão foi fundamentada em “proporcionar melhor estrutura física, recursos e condições de aprendizagem aos alunos”.
Diante da situação, o decreto ainda dispões que os alunos da EM Sueli Rodrigues Dias Pereira serão remanejados à Escola Municipal Valter Marques, situada à Rua Gávea, 53, no Jardim Guanabara.
Suspensão
Na última sexta-feira (25) também foi publicado um decreto que dispõe sobre a suspensão de atividades da Escola Municipal Ondina Quirino Barbosa, no Jardim Monte Alto. As considerações são as mesmas.
No documento, a Prefeitura de Presidente Prudente informa que haverá o remanejamento de alunos, estes, para a Escola Municipal Vilma Gianotti Martinez, no Parque Cedral, ou em unidade mais próxima de suas residências..
Decreto que dispõe sobre encerramento das atividades da escola foi publicado nesta segunda-feira (28) — Foto: Reprodução
‘Desrespeito’
O tema tem sido debatido deste o ano passado. Em dezembro de 2018, o Conselho Municipal de Educação (Comed) elaborou um parecer com manifestações desfavoráveis a pontos das propostas de planejamento e reorganização da rede municipal de ensino de Presidente Prudente para 2019 apresentadas pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc).
O documento foi finalizado após uma reunião extraordinária realizada no Centro de Formação Permanente dos Profissionais em Educação de Presidente Prudente (Ceforppe).
Ainda no parecer, o Comed manifesta “o sentimento de desrespeito por parte da Secretaria Municipal de Educação” ao órgão colegiado.
Isso porque, segundo o parecer, não foi encaminhada para o Comed nenhuma das ações contidas no programa de planejamento e reorganização da rede municipal de ensino para 2019, apesar de a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determinarem a “gestão democrática da educação”.
Confira abaixo as propostas anunciadas pela Prefeitura de Presidente Prudente e a avaliação feita pelo Conselho Municipal de Educação sobre cada um dos itens:
Alterações anunciadas pela Prefeitura de Presidente Prudente — Foto: Reprodução
Alterações anunciadas pela Prefeitura de Presidente Prudente — Foto: Reprodução
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!