Translate

sábado, 7 de julho de 2012

Venceslau ganha Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania


Foi oficialmente inaugurado na tarde desta sexta-feira (06) o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Presidente Venceslau (CEJUSC). A unidade é fruto de parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo com a Prefeitura de Presidente Venceslau, tendo o apoio da Aciprev (Associação Comercial e Industrial), Sincomércio (Sindicato do Comércio Patronal) e Sincomerciários (Sindicato dos Trabalhadores no Comércio). Coordenado pela juíza Sizara Corral de Arêa Leão Muniz Andrade, o CEJUSC tem o objetivo de disseminar a cultura da conciliação como um meio eficaz na solução de conflitos.

Na solenidade desta tarde esteve presente, além da juíza coordenadora, o prefeito Ernane Erbella, acompanhado do vice-prefeito João Monteiro; o Juiz Diretor do Fórum de Presidente Prudente e da 5ª Região Administrativa Judiciária de Presidente Prudente, Antonio Roberto Sylla - na oportunidade representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) -; o vereador e presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Monteiro; secretários municipais, representantes das polícias civil e militar, bem como os representantes da 64ª Subsecção da OAB, de entidades e sindicatos do município.

Erbella mencionou os benefícios do Centro Judiciário para com a manutenção dos direitos e o pleno exercício da cidadania. “A conciliação é uma forma consensual muito mais prática e rápida, evitando os caminhos comumente burocráticos e demorados de um processo judicial”, afirmou o prefeito durante o evento. “Por isso nossa administração apoia a instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania e incentiva os meios da conciliação como sendo um caminho que precisa ser cada vez mais utilizado pelos cidadãos”, ressaltou.

O CEJUSC passará a abrigar nas próximas semanas o Procon Municipal, que atualmente utiliza espaço cedido no prédio da Câmara.

A inauguração do CEJUSC atende à Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu a Política Nacional de Tratamento de Conflitos de Interesse. O cidadão pode procurar o Centro para tentar resolver seu conflito por meio de um acordo com a outra parte. O local recebe demandas pré-processuais (casos que ainda não chegaram à Justiça) e também processuais (que já têm ação judicial em andamento) nas áreas cível, de família e fazenda pública.

Não há limite de valor da causa. Podem, por exemplo, ser causas de direito do consumidor, briga de vizinhos, acidente de veículos, divórcio, pensão alimentícia, entre outras. O principal diferencial oferecido pelo CEJUSC é a não limitação de valor da causa, bem como do porte das empresas que podem se socorrer de seus serviços, ao contrário do que ocorre hoje com os Juizados Especiais - onde há limite de valor da causa e vedação na participação de empresas de médio e grande porte, além de ser totalmente gratuito.

O Centro promove a audiência com conciliadores e mediadores capacitados pelo TJ-SP e sob a orientação e supervisão do juiz coordenador. Se houver o acordo, ele é homologado e valerá como título executivo judicial, do mesmo modo como ocorre com os processos judicializados. O setor também presta serviços de atendimento e orientação de problemas jurídicos ao cidadão.

Serviço
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Presidente Venceslau fica localizado na Rua Santo Antônio, n° 37, ao lado da Igreja Santo Antônio, proximidades com a entrada do antigo casarão da família de Álvaro Coelho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...