Translate

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Oposição venezuelana denuncia repressão a indígenas e uma morte perto da fronteira com o Brasil

Grupo tentava impedir passagem de blindados militares e foi reprimido, segundo relatos

RIO — Um grupo de 22 deputados de partidos opositores da Venezuela que está na cidade de Santa Elena, a 15 quilômetros da fronteira com o Brasil, denunciou nesta sexta-feira "uma brutal repressão militar a comunidades indígenas que estão colaborando para conseguir a abertura do canal humanitário". Segundo disse ao GLOBO a deputada Olivia Lozano, 12 indígenas foram feridos e uma mulher identificada como Zoraida Rodriguez morreu em um violento incidente perto de Santa Elena. O jornal El Nacional informa que há um segundo morto.

Os feridos  foram levados em uma ambulância para a cidade de Paracaima, um dos únicos veículos que conseguiu atravessar a fronteira na manhã desta sexta-feira, e de lá estariam sendo transferidos  para Boa Vista.
 — Estamos denunciado o governo Maduro por este ataque. Os indígenas estavam tentando impedir a passagem de blindados militares e foram brutalmente reprimidos  — assegurou a deputada da Assembleia Nacional (AN) presidida por Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino.
Juan Guaidó, auto-proclamado presidente interino da Venezuela com apoio do Parlamento, denunciou  a repressão no Twitter. "Nossa solidariedade com eles. Não ficará impune". 
Os indígenas envolvidos no choque com militares, informaram os deputados, pertencem à comunidade de San Francisco Kumaracapay. Os confrontos  foram registrados na comunidade localizada em San Francisco de Yuruaní, no município de Gran Sabana (Bolívar), uma das últimas cidades antes de chegar à fronteira.
 — Estamos reunidos com autoridades políticas da região, prefeitos e chefes de comunidades indígenas. Estão todos decididos a lutar para que a ajuda humanitária que está no Brasil entre em nosso território  — afirmou Olivia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...