Polícia Civil cumpre mandados de prisão temporária e de busca e apreensão nesta segunda-feira (18). Crimes eram aplicados por meio da internet.
A Delegacia Seccional de Presidente Prudente realiza, por meio da Delegacia da Polícia Civil de Rancharia, coordena, com apoio de policiais civis do estado do Paraná (PR), a Operação Pacamã, que visa desarticular um grupo criminoso que aplicava golpes em todo Brasil, a partir de patrocínio de falsos anúncios de caminhões, cavalos mecânicos e carretas em plataforma de comércio eletrônico. Mandados de prisão temporária e de busca e apreensão são cumpridos nesta segunda-feira (18).
As investigações começaram há três meses, quando um morador de Rancharia informou o crime. O empresário, que não teve a idade divulgada, sofreu um prejuízo de R$ 14 mil.
A partir daí, os policiais civis descobriram que desconhecidos – com uso de celulares registrados em nome de terceiros – aplicam golpes similares em todo o Brasil. Todos do grupo usam nomes falsos.
‘Modus operandi’
As investigações revelaram que o grupo criminoso é estruturado a partir de pessoas responsáveis pela captação de anúncios em conhecido site nacional de aproximação de vendedores e compradores.
Com imagens e informações de caminhões, cavalos mecânicos e carretas, o grupo patrocinava um novo anúncio com as fotos obtidas, porém, desta vez, com telefone em nome de um dos criminosos, que se passava por proprietário.
Em um segundo momento, quando vítimas de todo o Brasil telefonam para o número do anúncio, um dos integrantes se passa por proprietário do caminhão e indica outro telefone, anunciado como do “banco da concessionária de caminhões”.
A partir de segundo telefonema é que entra em ação a líder do grupo, identificada como uma mulher, de 53 anos. Durante parte das investigações ela atuou a partir do litoral Paulista, especificamente em Santos, mas atualmente reside em Londrina (PR).
“A mulher, com anotações criminais por estelionato entra em ação se passando por advogadas do Banco e confirmam que o veículo pode ser renegociado, desde que realizada a quitação de parcelas de financiamento em atraso”, explicou a Polícia Civil.
A consumação dos crimes ocorre quando as vítimas depositam quantias, que acreditam ser em favor do Banco.
Mandados
Os trabalhos revelaram, até o momento, o envolvimento de seis integrantes no grupo criminoso. De acordo com a Polícia Civil, todos do Estado do Paraná.
Foram expedidos, inicialmente, três mandados de prisões temporárias que serão cumpridos nesta segunda-feira (18) pela Polícia Civil de São Paulo, com apoio de policiais civis paranaenses.
Ainda durante a deflagração da Operação Interestadual Pacamã, serão cumpridos oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Londrina e Arapongas, localizadas na região Norte do Paraná.
Sequestro de bens
“Além das prisões, a investigação policial alcançará bens e bloqueará quantias em todas as contas bancárias dos indiciados, que movimentam diariamente valores provenientes da atividade criminosa”, ressaltou a polícia.
A Operação Estadual Pacamã é coordenada pelos delegados de polícia a partir da Delegacia Seccional de Polícia de Presidente Prudente, Delegacia de Polícia de Rancharia – responsável pelas representações das medidas cautelares –, do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter-8) de Presidente Prudente e tem o apoio da Polícia Civil do Paraná, que auxilia no cumprimento dos mandados e na logística da deflagração.
As pessoas com mandados de prisões ao serem localizadas serão encaminhadas para as Cadeias de Presidente Venceslau e de Dracena, ambas no interior de São Paulo, onde permanecerão, inicialmente, pelo prazo de cinco dias. Todos serão indiciados pela prática de estelionatos, falsidade ideológica e associação criminosa.
Bens, valores e veículos sequestrados serão encaminhados para Delegacia da Polícia de Rancharia.
Mandados são cumpridos nesta segunda-feira (18) — Foto: Deinter-8/Divulgação

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/K/c/4POC44QRiqLyZbQULyzw/whatsapp-image-2019-02-18-at-09.58.02.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!