Translate

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Lixo, problemas estruturais e vandalismo afetam Terminal Urbano da zona sul antes mesmo da inauguração

Usuários do transporte coletivo citam que o local, no Bairro São João, está abandonado e cobram providências da Prefeitura de Presidente Prudente.


Usuários do transporte coletivo ainda não podem contar com o Terminal Urbano da zona sul, construído no Bairro São João, em Presidente Prudente. A obra que tinha previsão para ser entregue em dezembro de 2016, como promessa de facilitação do transporte coletivo e da mobilidade urbana, é aguardada há mais de um ano pelos moradores que enxergam as facilidades que o dispositivo poderia proporcionar, mas citam uma realidade
 de abandono

G1 esteve no local na manhã desta segunda-feira (15) e pôde constatar que portas e batentes de alumínio foram arrancados, assim como vasos sanitários, pias, torneiras, luminárias, tomadas e até dispositivos para deficientes físicos. Na cobertura, parte das telhas está quebrada e provoca infiltração. Há também muitas madeiras, canos e pregos enferrujados espalhados na área de embarque e desembarque de passageiros. O asfalto das ruas está danificado e com indícios de serviços não concluídos.
“O dinheiro que foi gasto com esse terminal, e com os outros que estão na mesma situação, é um desrespeito com o cidadão. É um material que já foi pago e que não está servindo à população”, disse o autônomo Anderson Nogueira Bosquet, de 34 anos, ao G1.
No dia 14 de dezembro de 2016, durante a inauguração do Terminal Urbano da zona leste, a previsão da Prefeitura era de que o Terminal Urbano da zona sul fosse entregue no fim daquele mesmo mês. No entanto, desde então, os usuários ainda não presenciaram nenhum ônibus no local.
“Fui embora da cidade, voltei, e o terminal continua parado. Temos que descer na rodovia para pegar ônibus. Foi um dinheiro investido e que não está dando retorno para a população”, desabafou o técnico em iluminação Willian Duarte Fernandes, de 27 anos, ao G1.
“O terminal já estava pronto no começo do ano passado, deste jeito, mas não foi inaugurado. Foi feita uma coisa para o povo, e nós precisamos deste terminal. Seria muito importante para nós. Tem pessoas com crianças atravessando a rodovia. Se falta pouca coisa para terminar, por que deixar parado?”, indagou a dona de casa Cleuza Gonçalves, de 57 anos, ao G1.
Portas, batentes, vasos sanitários e pias foram arrancados do Terminal Urbano (Foto: Valmir Custódio/G1)Portas, batentes, vasos sanitários e pias foram arrancados do Terminal Urbano (Foto: Valmir Custódio/G1)
Portas, batentes, vasos sanitários e pias foram arrancados do Terminal Urbano (Foto: Valmir Custódio/G1)
Na manhã desta segunda-feira (15), o G1 presenciou várias pessoas se deslocarem até paradas de ônibus que ficam na Avenida Comendador Alberto Bonfiglioli – a cerca de 300 metros do terminal. A situação tem gerado reclamações e insegurança nos usuários, principalmente no período noturno, uma vez que o trânsito de veículos na avenida é intenso.
“Chegamos aqui debaixo de chuva e temos que descer aqui – na avenida. É perigoso. No horário de pico, temos que ter muito cuidado. Às vezes um carro para, mas outro não, e se não tiver cuidado você morre atropelado”, pontuou o operador de máquinas Antônio Liberato, de 78 anos, ao G1.

Custo

Na ocasião da inauguração do Terminal Urbano da zona leste, no dia 14 de dezembro de 2016, a Prefeitura de Presidente Prudente informou que o Terminal Urbano da zona sul, juntamente aos da zona oeste e da zona norte, fazia parte do Projeto de Mobilidade Urbana, do Programa de Aceleração do Crescimento 2, o PAC 2, com investimentos de R$ 35 milhões no sistema viário.
Na ocasião, o Executivo explicou que os terminais fariam parte de uma integração e que o sistema proporcionaria a diminuição do intervalo de tempo entre os ônibus, uma vez que as linhas entre os terminais não passariam pelo Centro da cidade.

Prefeitura

Enquanto a reportagem estava no local na manhã desta segunda-feira (15), o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Rodnei Rena Rodrigues, visitou o terminal com representantes da pasta que comanda e da empresa responsável pelas obras. O secretário não quis gravar entrevista, mas informou que as obras do terminal serão finalizadas em no máximo 90 dias.
G1 entrou em contato com a Prefeitura de Presidente Prudente sobre todos os problemas apontados na reportagem. A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) enviou a seguinte nota:
"O Governo de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sosp), informa que toda a responsabilidade pela conservação do terminal é da empresa responsável pela obra, já que esta ainda não foi entregue oficialmente à Prefeitura. Servidores da Sosp estiveram no local na manhã desta segunda-feira (15/01) com engenheiros da empresa e cobraram a reparação dos danos estruturais, que serão executados sem qualquer custo ao município. Quanto ao funcionamento dos novos terminais, a previsão é de que ocorra assim que a responsável pelo transporte coletivo cumprir com todas as exigências do edital”.
Terminal Urbano da zona sul apresenta problemas na cobertura e portas foram arrancadas (Foto: Valmir Custódio/G1)Terminal Urbano da zona sul apresenta problemas na cobertura e portas foram arrancadas (Foto: Valmir Custódio/G1)
Terminal Urbano da zona sul apresenta problemas na cobertura e portas foram arrancadas (Foto: Valmir Custódio/G1)
Pias e vasos sanitários foram arrancados do Terminal Urbano (Foto: Valmir Custódio/G1)Pias e vasos sanitários foram arrancados do Terminal Urbano (Foto: Valmir Custódio/G1)
Pias e vasos sanitários foram arrancados do Terminal Urbano (Foto: Valmir Custódio/G1)
Vasos e dispositivos para cadeirantes foram arrancados (Foto: Valmir Custódio/G1)Vasos e dispositivos para cadeirantes foram arrancados (Foto: Valmir Custódio/G1)
Vasos e dispositivos para cadeirantes foram arrancados (Foto: Valmir Custódio/G1)
Área de embarque e desembarque possui madeiras e pregos enferrujados (Foto: Valmir Custódio/G1)Área de embarque e desembarque possui madeiras e pregos enferrujados (Foto: Valmir Custódio/G1)
Área de embarque e desembarque possui madeiras e pregos enferrujados (Foto: Valmir Custódio/G1)
Representantes da Prefeitura de Presidente Prudente e da empresa responsável pela obra vistoriaram o local neste segunda-feira (15) (Foto: Valmir Custódio/G1)Representantes da Prefeitura de Presidente Prudente e da empresa responsável pela obra vistoriaram o local neste segunda-feira (15) (Foto: Valmir Custódio/G1)
Representantes da Prefeitura de Presidente Prudente e da empresa responsável pela obra vistoriaram o local neste segunda-feira (15) (Foto: Valmir Custódio/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...