Translate

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Força-tarefa encontra sujeira em telhados e calhas e acúmulo de lixo no Camelódromo

Fiscalização realizada na manhã desta quarta-feira (25) na Praça da Bandeira, em Presidente Prudente, teve o objetivo de definir ações de combate a possíveis criadouros do mosquito Aedes 


A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) de Presidente Prudente, com representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), realizou na manhã desta quarta-feira (25) uma vistoria no Camelódromo da Praça da Bandeira, no Centro da cidade. A atividade teve o objetivo de identificar possíveis criadouros do Aedes aegypti – mosquito transmissor de várias doenças – e definir ações para eliminar os problemas encontrados. Neste ano, o município contabiliza 12 casos de dengue e quatro de chikungunya.
A força-tarefa contou a participação de cerca de 20 agentes, os quais, com o auxílio de escadas, verificaram a situação de calhas e telhados, que podem juntar sujeira, galhos e água. Em outros pontos, os representantes constataram acúmulo de garrafas, sacolas e copos plásticos, além de diversas embalagens de isopor.
“A Vigilância vai em todos os locais onde existe um acesso público muito grande. Todos os anos fazemos esse trabalho. No Camelódromo, precisamos dar um jeito de limpar os telhados. Chamamos a Secretaria Municipal do Meio Ambiente para fazer uma poda não radical nas árvores. Depois, com o relatório nas mãos do que a gente encontrou, vamos reunir com o pessoal do Camelódromo para tomarmos uma posição”, destacou o coordenador de Planejamento de Saúde da VEM, Jairo Benvenuto, ao G1.
Vistoria foi realizada no camelódromo da Praça da Bandeira, em Presidente Prudente (Foto: Valmir Custódio/G1)Vistoria foi realizada no camelódromo da Praça da Bandeira, em Presidente Prudente (Foto: Valmir Custódio/G1)
Vistoria foi realizada no camelódromo da Praça da Bandeira, em Presidente Prudente (Foto: Valmir Custódio/G1)

Conscientização

Antes da vistoria e da limpeza diária realizada pela Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco), o G1 flagrou diversos pontos de acúmulo de lixo, principalmente ao lado de um dos banheiros públicos. O G1 também verificou a ausência de escoamento adequado para pia e falta de manutenção em bebedouro.
“A visita foi positiva. Vimos algumas coisas que a gente já sabia, fotografamos e vamos eliminar a parte da Prefeitura e depois auxiliar o pessoal do Camelódromo para manter organizado. Vamos estudar a colocação de uma caçamba, um horário de recolhimento de lixo, esse tipo de coisa. Se todo mundo ajudar, vamos resolver esse problema”, destacou Benvenuto ao G1.
G1 também verificou que várias lixeiras, algumas subterrâneas, estão instaladas na praça. Porém, mesmo com a presença dos dispositivos, muito lixo, como copos descartáveis com água parada e restos de alimentos, é jogado no chão.
“Por mais que a gente fale, por mais que a imprensa divulgue, nós retiramos mais de 400 caminhões de entulho das casas das pessoas no ano passado. Vai começar o período de chuva e a população deve ficar atenta”, concluiu.

Prefeitura

G1 entrou em contato com a Prefeitrura de Presidente Prudente sobre os problemas estruturais encontrados, como no caso do bebedouro. Em nota, a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) informou que, "quanto aos problemas dos bebedouros, a Secretaria Municipal de Obras (Sosp) já foi comunicada e visitará o local para verificar quais providências serão tomadas".
A Prefeitura também reforçou que a Vigilância Epidemiológica Municipal tem realizado mutirões de fiscalização em diversos pontos da cidade em que há grande aglomeração de pessoas, tendo vista o início do período de proliferação do mosquito Aedes aegypti, entre eles, o Camelódromo.
"No local, os agentes constataram acúmulo de sujeira sobre as calhas dos boxes. A VEM fará, portanto, uma limpeza emergencial das calhas, e paralelamente notificará os boxistas a manter a limpeza constante dos telhados", destacou a Secom.
Lixo encontrado espalhado antes da realização da limpeza diária e da vistoria (Foto: Valmir Custódio/G1)
Lixo encontrado espalhado antes da realização da limpeza diária e da vistoria (Foto: Valmir Custódio/G1)Lixo encontrado espalhado antes da realização da limpeza diária e da vistoria (Foto: Valmir Custódio/G1)
Lixo encontrado espalhado antes da realização da limpeza diária e da vistoria (Foto: Valmir Custódio/G1)
Lixo juntado pelas esquipe de limpeza da Prudenco (Foto: Valmir Custódio/G1)Lixo juntado pelas esquipe de limpeza da Prudenco (Foto: Valmir Custódio/G1)
Lixo juntado pelas esquipe de limpeza da Prudenco (Foto: Valmir Custódio/G1)
Bebedouro sem manutenção (Foto: Valmir Custódio/G1)
Bebedouro sem manutenção (Foto: Valmir Custódio/G1)Bebedouro sem manutenção (Foto: Valmir Custódio/G1)
Bebedouro sem manutenção (Foto: Valmir Custódio/G1)
Copo plástcio com acúmulo de água (Foto: Valmir Cusrtódio/G1)Copo plástcio com acúmulo de água (Foto: Valmir Cusrtódio/G1)
Copo plástcio com acúmulo de água (Foto: Valmir Cusrtódio/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...