Translate

terça-feira, 30 de maio de 2017

FIAT ARGO 1.0 DRIVE: PRIMEIRAS IMPRESSÕES AO VOLANTE

Dirigimos a versão de entrada do novo hatch da Fiat; descubra o que achamos dela



O novo Fiat Argo é, sem dúvida, um dos principais lançamentos do ano. Ansiosa pela chegada do modelo, Autoesporte dirigiu a versão de entrada do hatch com motor 1.0 e câmbio manual de 5 velocidades logo depois dela desembarcar na concessionária. Entre os principais concorrentes estão: Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Ford Ka. Descubra o que achamos do hatch que substitui o Punto e algumas versões do Palio.
Impressões gerais
Logo que dei de cara com o Argo Drive 1.0 de três cilindros (77 cv a 6.250 rpm) confirmei o que os nossos flagras e os catálogos dos concessionários previam: a versão 1.0 não terá farol de neblina de série, mas virá com repetidores de seta. Dentro do hatch, muitos detalhes lembram os irmãos Renegade e Toro, como o volante e o painel de instrumentos. Sem rebarbas ou peças mal encaixadas, o painel do Argo é feito de materiais de boa qualidade. A entrada USB e auxiliar ficam perto da manopla. Não existem muitos porta-objetos e falta espaço exclusivo para colocar o celular.
Fiat Argo 1.0 Drive avaliado por Autoesporte (Foto: Michelle Ferreira/Autoesporte)
O painel, com ares de Mercedes Classe A, tem três saídas de ar juntas. A versão que dirigi tinha o kit multimídia, com a tela sensível ao toque de sete polegadas na horizontal destacada do painel e volante multifuncional. Não haverá GPS para nenhuma das versões, mas a central será compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Vale dizer que retrovisores externos, friso do para-choque dianteiro e difusor de ar traseiro com cores diferentes da carroceria serão exclusivos da versão HGT. No interior, a faixa que acompanha o painel é cinza na versão de entrada. Na topo de linha, é vermelha
Fiat Argo 1.0 Drive avaliado por Autoesporte (Foto: Michelle Ferreira/Autoesporte)
A lista de itens de série para a configuração Drive 1.0 é: direção elétrica progressiva, ar-condicionado, display de alta resolução no quadro de instrumentos, banco do motorista com ajuste de altura, cintos de segurança retráteis de três pontos para todos os ocupantes, sistema Start&Stop, ISOFIX, travas elétricas e vidros dianteiros com acionamento elétrico. Falta ajuste de altura e de profundida para o volante e controle de tração e estabilidade, que só estará disponível a partir do Argo 1.3 GSR.
Já no banco de trás, o Argo impressiona pelo espaço para as pernas. Com o banco do motorista ajustado para mim (tenho 1,64 m), ainda restava mais de dois palmos entre os meus joelhos e o banco da frente, que possui um recuo no molde traseiro para aumentar o espaço para as pernas dos ocupantes. O porta-luvas tem iluminação, mas é do tipo que despenca. Falta luz de cortesia para os espelhos do para-sol. 
Fiat Argo 1.0 Drive avaliado por Autoesporte (Foto: Michelle Ferreira/Autoesporte)
A conclusão: quatro passageiros irão viajar com conforto dentro do Argo, o espaço para o joelhos é bom – o ponto negativo fica para o duto central elevado e para o porta-copos que invade parte do assoalho e incomoda o passageiro central do banco de trás. Mas um ponto positivo pouco comum chama atenção: uma saída USB voltada para os passageiros traseiros
Impressões ao dirigir
Hora de colocar o Argo na rua! O primeiro detalhe que me chamou atenção foi a direção – para sair do estacionamento, precisei manobrar o hatch, que tem a direção elétrica extremamente leve. A impressão se repete ao rodar com o carro na rua. Com o curso longo, o câmbio também é um dos pontos positivos do carro - tem engates fáceis e macios. O pacote conjunto mecânico mais direção elétrica leve dará agilidade para o proprietário do Argo 1.0 no dia a dia.
Fiat Argo 1.0 Drive avaliado por Autoesporte (Foto: Michelle Ferreira/Autoesporte)
Comparado a outros modelos 1.0 do mercado, o motor não deve em fôlego. As rotações, porém, são altas. O barulho chega a incomodar? Não, pelo menos na cidade, o ruído do motor não invade a cabine. A vibração, típica dos motores três cilindros, também não incomoda. O ajuste de suspensão, porém, é não é firme, como do Volkswagen up!, por exemplo. Quem era proprietário de um Fiat Punto, irá notar a diferença. A suspensão é um pouco mole demais e, pelo menos nesta versão, fica fácil notar o molejo da carroceria. 
Outra promessa do Argo de entrada? Economia de combustível. Segundo o Compet (Programa de Etiquetagem do Inmetro), o Argo fará 14,2 km/l com gasolina na cidade e 9,9 km/l com etanol. Na estrada, serão 15,1 km/l com gasolina e 10,7 km/l com etanol.
Fiat Argo 1.0 Drive avaliado por Autoesporte (Foto: Michelle Ferreira/Autoesporte)
Vale dizer que esta foi apenas uma primeira volta com o Argo, para revelar as primeiras impressões do modelo. Ainda iremos levar o hatch para a nossa pista de testes e avaliar as demais configurações 1.3 e 1.8. Confira nosso site nas próximas semanas.
Ficha técnica 1.0 Drive
Motor: Dianteiro, transversal, 3 cil. em linha, 1.0, 6V, flex
Potência: 77 a 6.250 rpm e 72 cv a 6.000 rpm
Torque: 10,9 kgfm a 3.250 rpm e 10,4 kgfm a 3.250 rpm
Câmbio: Manual de 5 marchas, tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freios: Discos (dianteira) e tambores (traseira)
Pneus: 175/65 R14
Comprimento: 3,99 metros
Largura: 1,72 m
Altura: 1,50 m
Entre-eixos: 2,52 m
Tanque: 48 litros
Porta-malas: 300 litros (fabricante)
Peso: 1.105 kg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...