Translate

sábado, 21 de junho de 2014

Massa bate Mercedes, crava a pole e põe fim a jejum de mais de cinco anos


Com volta perfeita na Áustria, brasileiro faz primeira pole desde GP do Brasil de 2008. Bottas fecha surpreendente primeira fila da Williams. Hamilton erra e é 9º. Nico é 3º


Se na Copa do Mundo de futebol, grandes seleções têm sido surpreendidas por equipes consideradas menos fortes, na Fórmula 1 a história se repetiu neste sábado. A toda poderosa Mercedes, pole position em todas as corridas do ano até aqui, foi, enfim, desbancada, no treino classificatório para o GP da Áustria, que a TV Globo transmite neste domingo, às 8h35 (horário de Brasília). Se na prova anterior, Daniel Ricciardo, da RBR, triunfou graças a problemas com as "Flechas de Prata", na qualificação deste sábado, o responsável por derrubar a equipe alemã foi Felipe Massa, a bordo de uma Williams que ainda não subiu ao pódio nas sete primeiras etapas. No remodelado circuito de Spielberg, o brasileiro emplacou uma volta espetacular nos segundos finais do Q3 (1m08s759) e assegurou a primeira posição no grid de largada (confira os melhores momentos no vídeo acima). Esta foi a 16ª pole de Massa na carreira. Mas a última vez que ele começou na ponta faz mais de cinco anos: foi no GP do Brasil de 2008 – aquele mesmo, em que foi campeão por alguns segundos. A última pole de um brasileiro na F-1 era de Rubens Barrichello, em 2009, também em Interlagos. 
Nico Rosberg e Lewis Hamilton não foram capazes de fazer tempos melhores que o de Massa. O britânico errou feio e rodou, sequer marcando volta no Q3 e amargando o nono lugar, enquanto o alemão disse ter tirado o pé em razão da falha do parceiro, em uma irônica inversão de papéis com o episódio de Mônaco. Valtteri Bottas, que não tinha nada a ver com isso, também brilhou: ficou com o segundo lugar, completando a dobradinha da Williams e comprovando o bom desempenho do FW36 no circuito austríaco - mais cedo ele já dava indícios de que o time inglês poderia surpreender, ao ser o mais rápido no terceiro treino livre. A equipe não dominava uma primeira fila do grid desde o GP da Alemanha de 2003, com Juan Pablo Montoya e Ralf Schumacher.
Acompanhe as emoções do GP da Áustria a partir das 8h35 deste domingo (horário de Brasília) ao vivo na TV Globo. Na corrida, válida pela oitava etapa da temporada 2014, Felipe Massa terá o desafio de conter as velozes Mercedes e o companheiro Bottas para fazer o "Tema da Vitória" tocar novamente. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.
Felipe Massa Williams gp da Áustria (Foto: Agência EFE)Felipe Massa é pole position no remodelado circuito de Spielberg, palco do GP da Áustria (Foto: Agência EFE)

No belo circuito de Spielberg, remodelado pela RBR, nova dona do autódromo, a equipe austríaca não passou de coadjuvante neste sábado. Após a surpreendente vitória em Montreal, Daniel Ricciardo, pelo menos, fez o quinto tempo. Já o tetracampeão Sebastian Vettel, mais uma vez, decepcionou: foi eliminado no Q2 e largará em 12º, já que Sergio Pérez precisa pagar a punição de cinco posições no grid em razão do acidente com Massa na corrida passada.
Carinho da família e abraço de Alonso
O resultado de Massa, claro, mereceu muita comemoração. "Fantástico", celebrou o piloto com o time pelo rádio. Assim que o cronômetro zerou, a esposa Raffaela e o filho Felipinho - de quatro anos, que nunca tinha visto o pai ser pole - correram em direção aos boxes da Williams para abraçar o herói do dia. Antes, na pesagem obrigatória, Massa ainda ganhou um abraço apertado do amigo Fernando Alonso, seu companheiro de Ferrari por quatro anos. Veja a festa no vídeo.
Felipe Massa comemora pole com Raffaela e o filho Felipinho na Áustria (Foto: Getty Images)Felipe Massa comemora pole com Raffaela e o filho Felipinho na Áustria (Foto: Getty Images)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...