Translate

sábado, 7 de setembro de 2013

Famílias pedem ajuda para bebês que precisam de cirurgias nos pés, em GO

Duas crianças, de 5 e 10 meses, aguardam vagas da rede pública de Goiânia.
Elas nasceram com má formação e procedimentos podem recuperá-las.


A família de dois bebês, que precisam passar por cirurgias ortopédicas, pedem ajuda para conseguir vagas na rede pública de saúde de Goiânia. Um deles é Adriel Favorito, de cinco meses, que nasceu com má formação no pé direito e, desde então, a mãe busca pelo procedimento corretivo.
O menino fez tratamento por quatro meses no Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) e o pé já foi engessado por quase 20 vezes. “Eu sei que tem muita gente esperando por essa cirurgia, mas meu coração fica apertado de ver ele nessa situação”, conta a auxiliar de produção Rosicleide Rosa Favorito.
De acordo com a mãe, o médico que atendeu a criança disse que o bebê precisa da cirurgia para ter chances de aprender a andar normalmente. “Me mandaram esperar em casa, pois não há previsão de realização do procedimento”, afirma.
O Crer informou, em nota, que foi solicitado no último dia 23 uma autorização a Secretaria Municipal de Saúde para internação de Adriel, mas ainda não houve liberação. A secretaria, por sua vez, disse que ainda não consta no sistema de regulação nenhum pedido do Crer e que os casos semelhantes “são atendidos prontamente”.
Adriel nasceu com má formação no pé direito e precisa de cirurgia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Adriel nasceu com má formação no pé direito e precisa de cirurgia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Outro caso
Já a outra criança é Roberto Rian, de 10 meses, que nasceu com uma má formação nos dois pés. A família mora em Rio Verde, no sudoeste do estado, mas o procedimento só pode ser feito na capital. “Estamos correndo atrás desde que ele nasceu e até agora nada. Disseram que só mesmo em Goiânia”, contou a mãe, a dona de casa Luzinéia Rosa Ferreira.

Segundo a mulher, foram várias idas e vindas aos hospitais públicos em busca de ajuda, mas até agora não houve resposta. A família, que tem renda mensal de um salário mínimo, não tem condições de pagar pelo procedimento na rede particular. “Tenho medo que ele cresça e não consiga andar”, desabafou a mulher.
Procurada, a Secretaria de Saúde de Goiânia informou, na noite desta sexta-feira (6), que a cirurgia de Roberto será marcada imediatamente.
A família de Roberto Rian pede ajuda para a cirurgia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)A família de Roberto Rian pede ajuda para a cirurgia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...