Translate

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Inundações deixam quatro mortos e 20 mil desabrigados na Indonésia


Chuvas sazonais têm provocado grandes inundações em Jacarta.
Água também inundou o palácio presidencial.


Chuvas sazonais têm provocado grandes inundações na capital da Indonésia e pelo menos 20 mil pessoas precisaram deixar a cidade de Jacarta. A capital estava nesta quinta-feira (17) submersa e o nível da água chegou a ficar na altura da cintura, inclusive nos arredores dos hotéis de luxo, e causou, até o momento, a morte de quatro pessoas.
"Jacarta está inundada", reconheceu o presidente Susilo Bambang Yudhoyono à AFP, com as calças levantadas até os joelhos e os pés afundados na água que invadia o jardim de seu palácio, no Centro da cidade. "Espero que não haja muitas vítimas", declarou Yudhoyono.
Autoridades disseram que o balanço das inundações eleva a quatro o número de mortos, entre eles um bebê que foi arrastado pelas águas, e a 20 mil o número de pessoas que ficaram desabrigadas. Os serviços de resgate ainda não têm o número oficial das vítimas.
Multidão atravessa e observa área alagada na capital indonésia. (Foto: Achmad Ibrahim/AP)Multidão atravessa e observa área alagada na capital indonésia (Foto: Achmad Ibrahim/AP)
A água, que em alguns lugares foi de até 2 metros (6 pés) de altura, também inundou o paláciopresidencial da Indonésiacausando o atraso da cerimônia de boas-vindas da visita de CristinaKirchner, presidente da Argentina. Cristina está no país em visita de Estado com o intutito depromover a cooperação econômica bilateral. Não muito longe dali, a água cercava as embaixadas de França, Alemanha e Reino Unido, os hotéis de luxo e os arranha-céus do bairro financeiro.
Desde o início do dia, milhares de carros estavam presos nas águas, muitos deles abandonados por seus ocupantes. Valentes condutores de "ojek" (moto-táxi) tentavam empurrar seus veículos em meio às ruas inundadas. Nos poucos bairros que permaneciam a salvo de inundações, os congestionamentos se estendiam por quilômetros na capital, que tem 20 milhões de habitantes e onde a circulação em condições normais já é complicada. Toda a cidade estava paralisada e muitos escritórios estavam vazios diante da ausência de seus funcionários.
Fortes chuvas provocam caos na capital da Indonésia (Foto: AFP PHOTO / ADEK BERRY)Fortes chuvas provocam caos na capital da Indonésia (Foto: Adek Berry/AFP)
Rua Sudirman, das principais ruas de Jacarta, inundadas e provocando caos no trânsito nesta quinta-feira (17) (Foto: AFP PHOTO / ADEK BERRY )Rua Sudirman, das principais ruas de Jacarta, ficou inundada e provocou caos no trânsito nesta quinta-feira (17) (Foto: Adek Berry/AFP)
Lojas do mercado Cipulir de produtos têxteis, em Jacarta, segue funcionando normalmente mesmo parcialmente alagado. (Foto: Adek Berry/AFP)Lojas do mercado Cipulir de produtos têxteis, em Jacarta, segue funcionando normalmente mesmo com o prédio parcialmente alagado (Foto: Adek Berry/AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...