Translate

domingo, 30 de setembro de 2012

Em Prudente, 30% dos mototaxistas ainda estão sem curso obrigatório


Prazo para fiscalização dos profissionais foi estendido para o próximo ano. Eles precisam fazer qualificação exigido pelo Contran


Em Presidente Prudente, segundo a Secretaria de Assuntos Viários (Semav), dos 200 mototaxistas e motofretistas cadastrados, somente 140 fizeram o recadastramento obrigatório este ano e apresentaram a conclusão do curso especializado exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Ou seja, pelo menos 30% segue sem cumprir a determinação.
Entretanto, a fiscalização dos profissionais da categoria, que tinha início marcado para o dia 4 de agosto, foi adiada para fevereiro de 2013. E foi a exigência desse curso de capacitação que adiou pela terceira vez a fiscalização.
“Houve uma manifestação nacional da categoria, pois muitos não tinham conseguido fazer o curso até o final do prazo. Por isso, o Detran [Departamento Estadual de Trânsito] decidiu pedir um novo prazo ao Contran”, explica o secretário da Semav, Luiz Abel Brondi.
Ainda de acordo com ele, a procura ainda é baixa.“Ano passado foram disponibilizadas 550 vagas, inclusive gratuitas, mas os números mostram desinteresse”, afirma o secretário.
Por enquanto, durante as fiscalizações de rotina, os profissionais que não apresentarem a conclusão do curso serão notificados. “Nós avisamos que é necessária a qualificação, que existe o curso e que se ele não se regularizar até a fiscalização depois vai ter que pagar multa e pode ter a moto apreendida”,ressalta Brondi.
Conforme o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) de Prudente, das 240 vagas para o curso de motofretista, somente 71 pessoas concluíram a capacitação.
Já para a qualificação dos mototaxistas, somente 77 profissionais chegaram o final e ainda há 180 vagas em aberto. Os cursos são gratuitos, com abertura de turmas conforme a procura.
“Eu sou a favor da fiscalização, sim, pois agora nós temos oportunidade de fazer o curso. Não há dificuldades, tem vagas, é gratuito e estamos sendo bem atendidos. Todos já estão sabendo, por isso, ano que vem, quem não tiver feito, não terá desculpas”, afirma o presidente das Agências de Mototaxistas e Motoqueiros de Prudente, Vicente dos Santos.
Ele ainda enfatiza que os profissionais que fizeram o curso anterior precisam fazer novamente. “Eu mesmo tenho o antigo, mas tem que fazer esse novo, do governo. Não fiz ainda, mas pretendo fazer mês que vem”, diz Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...