Translate

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Escola estimula alunos a cultivar hortaliças em garrafas pet

 Como parte do projeto ambiental desenvolvidos nas escolas da rede pública municipal de Presidente Venceslau, que tem educado e conscientizado os alunos a reaproveitarem materiais descartados para novas finalidades, agora é a vez das crianças utilizarem garrafas do tipo pet para o cultivo de hortaliças. Na primeira etapa do mesmo projeto, foi trabalhado o uso de pneus usados como base para floreiras e decoração de jardins.

Na EMEI “Professora Vitalina de Almeida Prado Ribeiro”, os alunos dos Jardins I e II construíram uma horta vertical aproveitando o espaço livre em paredes e no muro da unidade escolar. Com o acompanhamento de professores e da direção, as crianças estudaram, fizeram visitas na horta comunitária do bairro Jardim Eldorado, e adaptaram tanto os recipientes quanto também colocaram literalmente as mãos na terra para semearem alface, rúcula, salsinha, coentro, almeirão e hortelã.

O projeto de horticultura em garrafas pet procura despertar o interesse dos alunos no cuidado com o meio ambiente, bem como ensina, na prática, temas como nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese e desenvolvimento de plantas desde a seleção das espécies a serem cultivadas, plantio, manutenção de pragas e irrigação.

O apelo ecológico para com o descarte correto de garrafas de refrigerantes e similares também é bem explorado pelos professores durante o projeto. Estudos indicam que uma garrafa pet jogada no meio ambiente pode demorar cerca de 200 anos para se decompor, no entanto, o mesmo material quando bem reaproveitado, como no cultivo de hortaliças ou floreiras, pode servir para a produção de alimentos ou decoração de ambientes.

Com mais esta iniciativa, o Poder Público venceslauense, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, valoriza a importância da educação ambiental e alimentar, desenvolvendo ainda habilidades de trabalho em equipe, proporcionando aos alunos conhecimentos que resultem na melhoria de sua qualidade de vida cultivando alimentos ricos em vitaminas e minerais essenciais para a saúde. A implantação de hortas verticais é uma experiência que pode ser repetida também nas residências das crianças, contribuindo no enriquecimento da alimentação familiar.

Para a próxima semana, de acordo com informações da direção da escola, está prevista a colheita e a degustação das verduras diretamente na alimentação dos alunos. O projeto de horticultura em garrafas pet será estendido em breve para todas as escolas municipais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...