Número de acidentes aumentou 17% neste ano; maioria aconteceu na João Ribeiro de Barros
Somente nos sete primeiros meses deste ano as estradas da região de Presidente Prudente já registraram 362 colisões, destas 33 foram frontais e resultaram na morte de 21 pessoas, de acordo com dados da Polícia Militar Rodoviária. Desta forma, é o tipo de acidente que mais mata, sendo que, neste mesmo período, quatro pessoas morreram em batidas laterais e outras quatro em colisões traseiras.
A Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) é onde mais ocorrem acidentes frontais. De janeiro a junho deste ano, foram 11 registros de carros que bateram de frente. Na sequência, ainda conforme a polícia, figuram a Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425) com seis batidas de frente e as rodovias Júlio Budisk (SP-501) e Raposo Tavares (SP-270), com três cada. Outros nove acidentes “de frente” aconteceram na região, em outras rodovias.
As chances de colisões frontais na região são grandes, segundo a Polícia Rodoviária, por predominarem pistas simples nas estradas. “Isto demanda mais cuidado por parte dos motoristas. Cremos que cada rodovia demanda atitudes adequadas às circunstâncias. Daí, podemos afirmar que perigoso mesmo é o comportamento do condutor em cada local”, afirma o comandante João Carlos Lemes.
Ele acrescenta que o método básico de prevenção de acidentes consiste em três ações interligadas do condutor: ver, pensar e agir. “O motorista que vê outro veículo vindo em sua direção deve pensar rapidamente e agir reduzindo a velocidade, sinalizando com as setas para o lado direito e acessar o acostamento o mais breve possível, vez que não há acidente mais grave do que a colisão frontal”, esclarece.
Apesar de a colisão frontal ser a mais perigosa, os outros tipos de batida em rodovias têm aumentado e registrado mortes, mesmo em número bem menores. Se comparado o período entre janeiro e julho de 2011 com este ano, os acidentes envolvendo dois veículos cresceram 17%.
No ano passado, foram 309 colisões nesse período de sete meses, enquanto até agora são 362, sendo 149 laterais e 180 traseiras, que registraram quatro mortes cada uma.
Mais problemas
Porém, não é apenas a falta de segurança e, consequentemente, de canteiros centrais que preocupam os usuários das rodovias, a má conservação é alvo de reclamações frequentes. Em junho deste ano, quando houve um período de chuvas constantes na região, as rodovias ficaram esburacadas e muitas pessoas sofreram com acidentes, pneus furados e organizaram diversos protestos.
Para tentar melhorar a situação, mesmo que emergencialmente, uma operação tapa-buracos foi realizada com o cessar da chuva. O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) informou por meio de nota que desde o final de junho estão em andamento obras para correção de danos ao pavimento causados pelas chuvas.
“Os serviços deverão acontecer durante todo o mês de agosto e é realizado pela equipe de conservação contratada pelo departamento com objetivo de garantir as condições da pista e trafegabilidade da via. São realizados de acordo com cronograma pré-determinado e com as necessidades que a rodovia apresenta”, informa o documento.
Além disso, conforme o órgão, estão em andamento obras na SP-501. Serão realizados serviços de implantação e pavimentação de vias marginais, de acesso ao Santuário de Santo Expedito, com rotatória e recuperação da pista. A melhoria abrange área de 1,2 quilômetro e a previsão é de que seja concluída neste mês.
Na Assis Chateaubriand, o DER informa que está elaborando o projeto para obras no trecho entre Pirapozinho e Estrela do Norte, na divisa com o Paraná. No local, segundo aponta o departamento, serão realizadas obras de recapeamento entre os km 478,2 e 524. A obra deve ser licitada em 2013.
Já para a rodovia SP-294, os projetos de melhoria no km 653 em Dracena estão em fase de revisão. Estão previstos trevos de acesso à Etec, indústria, Colégio Agrícola e Universidade Estadual Paulista (Unesp). Conforme nota do DER, as licitações ocorrem no segundo semestre deste ano.
Quanto à Raposo Tavares, a assessoria de imprensa da Cart, concessionária responsável pela rodovia, não se manifestou até o momento.

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