Translate

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Aids não é transmitida de mãe para filho há 4 anos em Prudente

Desde 2008 foram registradas mais de 30 gestações de portadoras e em nenhuma delas a criança foi diagnosticada como HIV positivo


Há quatro anos não é registrada em Presidente Prudente uma transmissão do vírus da Aids de uma gestante para o bebê. É o que mostram os dados do programa DST/Aids do município.
Os últimos dois casos de transmissão vertical, ou seja, aquela em que a mãe passa o vírus para o filho, foram identificados no primeiro semestre de 2008 na cidade. Desde então, foram registradas mais de 30 gestações e em nenhuma delas a criança foi diagnosticada como HIV positivo.
Ainda na barriga da mãe, o bebê tem tudo o que é preciso para se desenvolver. Mas é durante a gestação que o HIV pode ser transmitido para a criança. Um ciclo que pode ser evitado com o tratamento correto desde o início da gravidez.
“A partir do momento em que ela venha até um serviço de referência e usa os medicamentos corretos, o risco de 30% da criança contrair o vírus cai para 0,2%, ou praticamente nada. Mas para isso é preciso tomar o remédio e fazer o acompanhamento regular”, explica o médico infectologista Alexandre Portelinha.
A eficiência do tratamento está sendo comprovada em Prudente. A medicação disponível e o acompanhamento realizado tiveram como resultado a diminuição no número de casos.
O sucesso apontado pelos números é reflexo de um processo que começa no acompanhamento das mulheres que têm o vírus e procuram o atendimento.
“As mulheres que são tratadas pelo programa, após identificarmos que ela está grávida, ela é encaminhada para o serviço de referência e a partir daí ela é acompanhada pelo Hospital Estadual. Terminando o período gestacional, ela volta para o nosso serviço”, salienta o coordenador adjunto do Programa DST/Aids em Prudente, Jefferson Saviolo.
Mas os bons resultados não bastam, já que mesmo após o nascimento o cuidado deve ser constante. Durante a amamentação, o leite materno pode carregar o vírus.
“O risco de transmissão através do aleitamento materno chega a 20%, é um risco muito alto. É proibido amamentar. O DST/Aids fornece leite gratuitamente para essas mães que não podem amamentar. Então, podem ficar tranquilas que a criança não vai ficar sem alimento”, revela Portelinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...