O Canil da Polícia Militar de Araçatuba existe há 31 anos. No quartel, 10 cães da raça Pastor Belga (Malinois), Pastor Alemão e Labrador são treinados para ajudar os policiais nas mais diversas ocorrências que aparecem durante o dia a dia.
Os cães são treinados para ajudar os PMs a localizar drogas, ficar de guarda e até mesmo na proteção dos próprios policiais. Eles acabam se tornando os heróis de quatro patas em inúmeros casos onde o ser humano não consegue ou atua com dificuldade.
À reportagem, o subtenente Jota Marques explicou qual é o comportamento dos animais em uma abordagem.
“O cão está sempre em alerta, porém, ele vai observar a abordagem, vai verificar que é uma pessoa de bem e a pessoa vai ser liberada. Já se tem uma reação na abordagem contra o seu adestrador, o cão vai fazer seu ataque para defender o adestrador”.
O Soldado Glauber Araújo Santos é quem simula o "criminoso" durante os treinamentos. Segundo ele, a função exige um bom preparo físico.
"Exige um pouco de preparo físico porque o cão, quando ele ataca vem, vem com todo o gás, toda pressão. É um trabalho um pouco dolorido, porque acaba ficando alguns hematomas. Mas é um trabalho gratificante, porque a gente está em um trabalho diário com os cães e, no final, todo mundo gosta”, explica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!