Translate

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Após alagamento de casas que deixou famílias desalojadas, Porto Murtinho decreta emergência

Decreto foi assinado na terça-feira, publicado no Diário Oficial do Município nesta quarta e já foi encaminhado para homologação do governo do estado.


O prefeito de Porto Murtinho, Derlei João Delevatti (PSDB), decretou situação de emergência no município, após fortes chuvas na terça-feira (26) provocarem o alagamento de casas no bairro Cohab e na região do quilômetro 6, desalojando 63 pessoas e desabrigando outras 300, na cidade que fica na região sudoeste de Mato Grosso do Sul.
O decreto foi assinado ainda nesta terça-feira e foi publicado nesta quarta (27) no Diário Oficial do município, já sendo encaminhado para a Coordenadoria da Defesa Civil Estadual para homologação.
No decreto, além de citar os problemas causados pelo alagamento, como a necessidade da retirada dos moradores atingidos, o prefeito aponta que a partir deste enquadramento todos os órgãos municipais poderão ser mobilizados para atuarem em ações de resposta ao desastre e fica dispensada de licitação a compra de produtos e a contratação de serviços para fazer frente a situação.
Com o pedido de homologação para a Defesa Civil Estadual, o município também se habilita a receber auxílio do governo do estado para atender as famílias desalojadas e para recuperar as áreas afetadas.
Situação nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira, Porto Murtinho teve um dia de tempo aberto, com sol e sem chuva. Entretanto, apesar do nível da água estar baixando, ainda não possibilita o retorno das famílias atingidas as suas residências.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros do município, tenente-coronel Alaerson de Jesus Muniz, algumas das famílias afetadas se abrigaram na casa de parentes e amigos enquanto que outras foram encaminhadas para o centro de múltiplas atividades da cidade. “Ainda está muito alagado, acreditamos que entre hoje e amanhã ainda não se tenham as condições para que as famílias voltem para suas casas. Inclusive, a energia elétrica das áreas atingidas permanece desligada preventivamente pela concessionária”, disse ao G1.
O comandante explicou que o alagamento ocorreu porque os canais que cortam a cidade e são utilizados para escoar a água da chuva, não suportaram o grande volume da precipitação de terça-feira, provocando a inundação. “Como a cidade é muito plana, ocorreu o alagamento”, disse, completando que o bairro Cohab foi o mais atingido.

Para todo o mês, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) previa que o volume de chuvas em Porto Murtinho atingisse os 170,4 milímetros, sendo que até terça-feira, já havia acumulado 150 milímetros. Para os próximos dias, o prognóstico da meteorologia é de novas precipitações na região.
Apesar do grande volume de chuva registrado na cidade nos últimos dias, fazendo com que o nível do rio Paraguai atingisse os 4,80 metros, a situação do rio ainda é considerada tranquila e não preocupa, de acordo com o comandante dos bombeiros do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...