Celso Pansera, do Rio, foi ministro no fim do governo Dilma Rousseff
BRASÍLIA - Ex-ministro de Dilma Rousseff, o deputado Celso Pansera (PMDB-RJ) declarou ao GLOBO que irá votar pela aceitação da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer, seu colega de partido, por corrupção passiva. Com o voto, a enquete do GLOBO já soma 200 deputados a favor da investigação contra Temer.
Pansera foi ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação durante o último governo da ex-presidente Dilma Rousseff, tendo sido exonerado do cargo em abril de 2016, quando a petista sofreu impeachment. O peemedebista é o quarto de sua bancada a declarar apoio à denúncia da PGR.
O dia que antecedeu a abertura da sessão que irá decidir o destino do governo Temer, foi movimentado tanto para a oposição, que discutiu estratégias de atuação conjunta durante a votação, quanto para a base aliada, que fez diversas reuniões internas em suas bancadas.
Partidos como PR, PRB, PTB, Podemos e Solidariedade realizaram reuniões com seus parlamentares ao longo do dia. No Solidariedade, as opiniões estavam bem divididas, conforme declarou o líder, deputado Aureo (SD-RJ):
— A maioria é contra a aceitação da denúncia, mas a bancada estava quase rachada nesse tema. Como a maioria foi contra, o partido vai orientar contra a denúncia, mas cada deputado vai ter o direito de votar conforme a sua convicção, não vai ter punição. E até amanhã pode mudar muita coisa, pode ficar meio a meio, vamos ver — relatou o Aureo.
DEPUTADOS AGUARDAM ORIENTAÇÃO DE PARTIDOS
Além de Pansera, os deputados Arolde de Oliveira (PSC-RJ) e Augusto Carvalho (SD-DF) se declararam ontem a favor da aceitação da denúncia. Enquanto André Abdon (PP-AP), Marco Tebaldi (PSDB-SC) e Alfredo Kaefer (PSL-PR) anunciaram votos contra a peça da PGR.
O deputado Augusto Carvalho (DF), do Solidariedade, foi um dos deputados que, ao contrário da maioria de sua bancada, responderam à enquete nesta terça-feira, declarando que votará pela aceitação da denúncia.
Procurados pela GLOBO nessa reta final que precede a votação, muitos parlamentares disseram já ter decidido o voto, mas aguardavam o resultado das conversas internas em suas bancadas para divulgar sua posição. Um deputado disse ao GLOBO que estava decidido sobre como iria votar mas como a pressão política era grande, preferia se preservar e só revelar seu voto em plenário.
Horas antes do início da sessão, previsto para às 9h desta quarta-feira, o placar da enquete do GLOBO é de 200 votos pela aceitação da denúncia, 115 contra, 73 indecisos e 124 parlamentares declarando que preferem não responder. Para que a denúncia seja aceita são necessários 342 votos à favor.
(*Estagiária, sob a supervisão de Paulo Celso Pereira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!