Translate

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Na Alemanha, Lula ataca Cunha e diz que há 'golpe explícito' no Brasil

Ex-presidente discursou em conferência do Partido Social-Democrata.
'Vamos para a rua defender o mandato da nossa presidenta', disse.


Ao discursar na Conferência Internacional do Partido Social-Democrata da Alemanha, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou nesta quarta-feira (9) o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse que há "tentativa de golpe explícito" no país e acrescentou: "em contrapartida, vamos para a rua defender o mandato legitimamente obtido pela nossa presidenta."

Na última semana, Cunha autorizou a abertura do processo de impeachment de Dilma ao acolher pedido movido pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior. Em entrevista, o peemedebista negou motivação política.

Menos de duas horas depois, a própria presidente convocou jornalistas ao Palácio do Planalto para pronunciamento no qual disse quenão cometeu "atos ilícitos" e se disse indignada com a decisão dele. Ela já disse, inclusive, que vai usar todos os instrumentos democráticos para se defender.

"O presidente da Câmara dos Deputados atendeu a um pedido de impeachment na semana passada e o aceitou num gesto de vingança por que a Comissão de Ética vai julgar o comportamento dele por quebra de decoro parlamentar e ele imaginava que o meu partido fosse votar para evitar a punição dele. O PT decidiu votar pela punição e ele, em atitude de vigança, aceitou o pedido de impeachment", declarou o ex-presidente.

"Então, na verdade, o que está em jogo não é só o estado democrático de direito do nosso país. O que está em jogo também são as grandes conquistas que tivemos. E é importante dizer: o Brasil vive o mais longo período de democracia contínua da sua história. [...] Portanto, o que há no Brasil, na verdade, é uma tentativa de golpe explícito contra o país e contra a presidenta Dilma", acrescentou Lula em seu discurso na Alemanha.

O processo ao qual Lula se referiu sobre Cunha é conduzido pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, que avalia se o presidente da Casa quebrou o decoro parlamentar por supostamente mentir à CPI da Petrobras quando disse que não tem contas na Suíça – suspeito de envolvimento com o esquema de corrupção que atuou na Petrobras e é investigado na Operação Lava Jato, Cunha disse, posteriormente ao depoimento à CPI, em entrevista ao G1 e à TV Globo, que tem "usufruto" de contas no país europeu.

Discurso
Antes de iniciar seu pronunciamento, que durou cerca de 40 minutos, o ex-presidente afirmou que era preciso falar sobre a situação política no Brasil e mostrar que "nem tudo é fácil, nem tudo é alegria e nem tudo é tranquilo".

Ele citou a crise política que o país enfrenta e a atribuiu aos "setores da sociedade brasileira que perderam a quarta eleição no Brasil e não querem admitir que a presidenta Dilma complete o seu mandato".

Para Lula, a eleição presidencial de 2014 foi "difícil" e que, desde então, a oposição "não conseguiu descer do palanque" e "continua fazendo campanha" o que, na avaliação dele, resulta em um momento político "bastante delicado".

"Não há uma acusação contra ela [Dilma]. Eu duvido que tenha um brasileiro que sequer pense que a presidenta Dilma é desonesta. Não tem um ato ilegal cometido pela presidenta Dilma", enfatizou o ex-presidente.
vagabundo....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...