Translate

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Oito cidades do Oeste Paulista estão em alerta por nº de larvas de dengue

Levantamento do LIRAa aponta infestação da doença em domicílios.
Pres. Bernardes e Álvares Machado estão entre os municípios afetados.


O levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado através do Ministério da Saúde, apontou que oito municípios do Oeste Paulista estão em estado de alerta por número de larvas de dengue. Entre eles, Presidente Bernardes apareceu com maior o índice de 2,5, representando risco em relação a infestação de larvas nos domicílios. Na sequência, Presidente Prudente apontou índice 2; Santo Anastácio, 1,6; Álvares Machado, 1,6; Presidente Epitácio, 1,3;Mirante do Paranapanema, 1,2; Narandiba, 1 e Pirapozinho também 1.
Os dados se referem ao segundo semestre de 2014 ano, sendo que nos primeiros seis meses, três cidades do Oeste Paulista também apresentaram índices de risco. Sendo, Presidente Bernardes, Monte Castelo e Álvares Machado.

O LIRAa de outubro deste ano revela que 117 municípios brasileiros estão em situação de risco para a ocorrência de epidemias de dengue, outros 533 em alerta e 813 cidades com índice satisfatório. A pesquisa, que identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da doença, foi apresentada nesta terça-feira (4). Na ocasião, também foi apresentado novo boletim da doença, que mostrou redução de casos e óbitos neste ano em comparação com 2013.

Elaborado pelo Ministério da Saúde em conjunto com estados e municípios, o LIRAa foi realizado em outubro deste ano em 1.463 cidades. A pesquisa é considerada um instrumento fundamental para orientar as ações de controle da dengue, o que possibilita aos gestores locais de saúde anteciparem as ações de prevenção.

Recorrente
De acordo com o diretor da Divisão de Saúde de Presidente Bernardes, Túlio Inague, o município realiza vistorias através de agentes de saúde em diversos pontos da cidade e autuações também são feitas quando necessárias.

“Através da equipe de Vigilância Epidemiológica, checamos semanalmente os índices de larvas e a infestação do mosquito da dengue. Em pontos mais críticos, como quintais que possuem materiais que possam acumular água, nós orientamos os proprietários e em caso de desobediência, ele sofre uma autuação”, ressalta Túlio.

Após seis meses, Álvares Machado, aparece novamento em estado de alerta e de acordo com o Diretor de Saúde, Maurício Campos, o trabalho tem sido intensificado com a realização de mutirões.

"Nós dividimos a cidade e priorizamos os bairros que apresentavam maior incidência de casos. Nestes locais, a campanha está ocorrendo primeiro. É realizado um mutirão aos finais de semana e pedimos aos moradores para limparem os quintais e colocarem materiais que possam acumular água na calçada. Avisamos sobre a ação, utilizando as redes sociais e um carro de som", explica.

Ainda segundo Campos, as visitas períodicas são realizadas semanalmente para conscientizar a população e levar informações sobre a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...