Translate

terça-feira, 4 de novembro de 2014

MS é o estado do Centro-Oeste com mais cidades em alerta para dengue

Levantamento tem 9 cidades no estado, 8 em Mato Grosso e 3 em Goiás.
Mato Grosso tem a única cidade da região em condição de risco.


Mato Grosso do Sul concentra a maioria dos municípios do Centro-oeste em situação de alerta com relação à infestação do mosquito transmissor da dengue e chikungunya. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (4) pelo Ministério da Saúde e são referentes ao Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de outubro.
O relatório, que reproduz os dados estaduais, tem nove cidades do estado na lista, que soma 20 municípios ao todo. Desses, oito estão em Mato Grosso e três no estado de Goiás. O Distrito Federal apresentou índice considerado satisfatório. A única cidade da região que está em situação de risco para infestação é Araputanga (MT).
Ponta Porã, Miranda, Ivinhema, Três Lagoas, Coronel Sapucaia, Coxim, Paranaíba, Terenos e Amambai, segundo o Ministério da Saúde, apresentaram menos de 3,9% dos imóveis com larvas do mosquito. A condição é considerada satisfatória quando o índice fica abaixo de 1%.
Nenhuma das capitais que enviaram dados ao Ministério apresentou situação de risco. Cuiabá figura em estado de alerta. Campo Grande apresentou índice considerado satisfatório.
Alerta
Aos primeiros sintomas da dengue, a recomendação do Ministério da Saúde é que a pessoa procure o serviço de saúde mais próximo e não tome medicamentos por conta própria. Quem se automedica, pode mascarar os sintomas e, com isso, dificultar o diagnóstico.

Para evitar a proliferação do mosquito, é importante que a população verifique o adequado armazenamento de água, acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...