Translate

quarta-feira, 2 de julho de 2014

RS já tem quase 20 mil fora de casa e 93 municípios afetados pela chuva

RS já tem quase 20 mil fora de casa e 93 municípios afetados pela chuva


Com previsão de mau tempo para os próximos dias, o Rio Grande do Sul já contabiliza 19.660 pessoas obrigadas a sair de casa devido à chuva intensa no estado. Segundo o último boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado no final da tarde desta quarta-feira (2), o total de municípios afetados já chega a 93, dos quais 35 decretaram situação de emergência e dois de calamidade pública.
O estado tem, neste momento, cerca de 15,8 mil desalojados, que conseguiram encontrar abrigo em casas de amigos e parentes. Outros 3,7 mil estão desabrigados e precisaram ser levados para centros comunitários, ginásios e albergues.
Nesta quarta, outro município, a exemplo de Iraí, no Noroeste, também decretou calamidade pública: Barra do Guarita, no Norte gaúcho, também localizado às margens do Rio Uruguai. A cidade tem pelo menos 520 desalojados e aproximadamente 100 pessoas desabrigadas. A enxurrada foi determinante para o decreto da prefeitura. Somente Itaqui, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, concentra quase 9,8 mil moradores que estão fora de casa. O município também é banhado pelo Rio Uruguai, que tem registro de cheias recordes em algumas cidades desde a semana passada. Já São Borja, na mesma região, tem pelo menos 2,9 mil. No município, o leito do Rio Uruguai atingiu 16,5 metros durante durante a terça (1), apesar do volume baixo de chuva na cidade.
Conforme a Defesa Civil, todos os 93 municípios sob transtornos estão localizados nas regiões Norte, Nordeste e Fronteira Oeste. Enquanto isso, até domingo (5), a previsão é de chuva em quase todo o estado. O volume pode chegar a 100 milímetros no Oeste e na Campanha, 50 no Centro, 30 no Litoral Norte e Região Metropolitana e 15 no Norte e Noroeste.
Itaqui, na Fronteira Oeste, já tem mais de 9 mil pessoas que saíram de casa (Foto: Miguel Araújo/Defesa Civil de Itaqui)Itaqui já tem mais de 9 mil moradores desabrigados ou desalojados (Foto: Miguel Araújo/Defesa Civil Itaqui)

Voluntários e equipes da Defesa Civil trabalham arrecadando doações. São cerca de 300 pontos de coleta em todo o estado. Eles ficam em prefeituras, órgãos públicos e regionais da Defesa Civil. Os donativos começam a chegar de várias regiões do estado. Para informações sobre os pontos de arrecadação, o telefone é o (51) 3288-6781.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...