Translate

terça-feira, 22 de julho de 2014

Falha em projeto provocou queda de viaduto em BH, diz construtora

Empresa recomendou demolição de outra alça por risco de desabamento.
Resultados de perícia feita por construtora foram apresentados nesta terça


A construtora Cowan, responsável pela obra do Viaduto Guararapes que caiu e matou duas pessoas em Belo Horizonte, afirmou nesta terça-feira (22) que falhas no projeto executivo provocaram o acidente com a estrutura. A empresa ainda recomendou a demolição imediata da outra alça do viaduto.
Um viaduto desabou na tarde desta quinta-feira (3), na Avenida Pedro I, próximo à Lagoa do Nado, região da Pampulha, em Belo Horizonte (Foto: Reprodução/Globonews)Um viaduto desabou na tarde desta quinta-feira (3), na Avenida Pedro I, próximo à Lagoa do Nado, região da Pampulha, em Belo Horizonte (Foto: Reprodução/Globonews)
Segundo a Cowan, os resultados dos pareceres técnicos sobre o projeto executivo apontaram os problemas. As conclusões da perícia contratada pela construtora foram apresentadas nesta tarde em entrevista coletiva na capital mineira.
O viaduto caiu no dia 3 de julho sobre a Avenida Pedro I. Um micro-ônibus, um carro e dois caminhões foram atingidos, duas pessoas morreram e 23 ficaram feridas.Segundo o perito Catão Francisco Ribeiro, o bloco de sustentação deveria ter recebido mais ferragem na armação, e que apenas 1/10 do necessário foi usado. Com relação a esta falha identificada, a empresa afirmou que não é função dela reavaliar um projeto entregue pela Prefeitura. (Veja, ao lado, o vídeo divulgado pela construtora)
Ainda de acordo com Ribeiro, é um “milagre” que a outra alça ainda não tenha desabado. Ele ainda afirmou que as escoras deste elevado foram retiradas nesta terça-feira por representar riscos aos trabalhadores.
A recomendação de demolição da outra alça e a interdição total do local da queda já foram repassadas à Prefeitura, conforme a Cowan.
A construtora afirmou que construiu 11 viadutos em Belo Horizonte e que os outros 10 elevados não correm nenhum risco de desabamento.
O projeto executivo foi elaborado pela Consol Engenheiros Consultores. A empresa informou que está reavaliando o projeto, e aguarda o resultado da perícia oficial para a conclusão final.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura disse que está analisando o relatório apresentado pela construtora, para tomar as providências que julgar necessárias em relação ao viaduto Guararapes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...