Desde 2001 nível para esta época do ano não ficava tão baixo.
Na mesma época no ano passado, lago estava 4 metros abaixo.
O mês de junho está chegando ao final com uma notícia nada boa para o Lago de Furnas. Há 13 anos não se via um nível tão baixo do reservatório neste período do ano. O problema afeta a agricultura, a piscicultura e o turismo na região. Em junho de 2013, a represa tinha baixado apenas quatro metros. Já neste ano, o nível está 10 metros abaixo do normal.
"Nós deveríamos ter o lago cheio nos primeiros meses deste ano e foi o contrário. Nós estamos com o lago muito baixo e isso reflete negativamente na região porque afeta muito a economia das atividades que envolvem e que dependem de um nível mais elevado do lago", disse o secretário executivo da Alago (Associação dos Municípios em torno do Lago de Furnas), Fausto Costa.
Hoje o Lago de Furnas está com apenas 29,11% de sua capacidade. O pior volume do Lago de Furnas aconteceu em 2001, quando o reservatório chegou a ter 16,25% de sua capacidade.
O reservatório do Lago de Furnas é um dos maiores lagos artificiais do Brasil e banha 34 municípios. A barragem fica em São José da Barra (MG). Os principais rios que abastecem o Lago de Furnas são o Grande e o Sapucaí. O Sistema Rio Grande abastece 12 usinas hidrelétricas e é responsável por 34% da energia que o país produz.
Ponte que ficava encoberta em Três Pontas, agora aparece com a baixa do nível em Furnas (Foto: Reprodução EPTV)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!