Translate

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Nível do Lago de Furnas em junho é o pior dos últimos 13 anos

Desde 2001 nível para esta época do ano não ficava tão baixo. 
Na mesma época no ano passado, lago estava 4 metros abaixo.


O mês de junho está chegando ao final com uma notícia nada boa para o Lago de Furnas. Há 13 anos não se via um nível tão baixo do reservatório neste período do ano. O problema afeta a agricultura, a piscicultura e o turismo na região. Em junho de 2013, a represa tinha baixado apenas quatro metros. Já neste ano, o nível está 10 metros abaixo do normal.
"Nós deveríamos ter o lago cheio nos primeiros meses deste ano e foi o contrário. Nós estamos com o lago muito baixo e isso reflete negativamente na região porque afeta muito a economia das atividades que envolvem e que dependem de um nível mais elevado do lago", disse o secretário executivo da Alago (Associação dos Municípios em torno do Lago de Furnas), Fausto Costa.
Hoje o Lago de Furnas está com apenas 29,11% de sua capacidade. O pior volume do Lago de Furnas aconteceu em 2001, quando o reservatório chegou a ter 16,25% de sua capacidade.
O reservatório do Lago de Furnas é um dos maiores lagos artificiais do Brasil e banha 34 municípios. A barragem fica em São José da Barra (MG). Os principais rios que abastecem o Lago de Furnas são o Grande e o Sapucaí. O Sistema Rio Grande abastece 12 usinas hidrelétricas e é responsável por 34% da energia que o país produz.
Ponte que ficava encoberta em Três Pontas, agora aparece com a baixa do nível em Furnas (Foto: Reprodução EPTV)Ponte que ficava encoberta em Três Pontas, agora aparece com a baixa do nível em Furnas (Foto: Reprodução EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...