PSF está fechado para reformas que começaram há um ano e dez meses.
Diretor de saúde de Pacaembu alegou que processo será montado.
Os moradores do bairro Guaraniuva, em Pacaembu, reclamam da falta de atendimento na área da saúde. Há um ano e dez meses foi iniciada uma reforma no único posto do Programa Saúde da Família (PSF) que funcionava no bairro, mas as obras estão paradas e aqueles que necessitam de atendimento precisam andar cerca de dois quilômetros até uma unidade provisória, que funciona em uma residência alugada.
“É difícil porque tenho que sair pela manhã com minhas três crianças e ir até lá para poder agendar uma consulta. Se fosse aqui, seria mais rápido”, disse a dona de casa Vanessa Galdêncio.
Além dela, a trabalhadora rural Neusa da Silva falou que nem sempre consegue manter o tratamento do filho devido à distância. “Já tiveram vezes dele precisar fazer inalação por dez dias. Antes era possível fazer aqui. Agora, quando chego da roça, tenho que levar ele na Santa Casa, porque não dá tempo de chegar no outro posto”.
A obra, orçada em quase R$ 300 mil, tinha o término previsto para o ano passado. Mas, até então, as áreas que foram restauradas permanecem abandonadas. O posto provisório funciona em um imóvel que divide espaço com o Departamento de Controle de Vetores e Vigilância Sanitária do município. Segundo os usuários, no local não há sanitários.
“Eu acho que não tem banheiros aqui. Eu não vi. Se precisar usar, a gente tem que ir no outro posto, atravessando a rua”, destacou a produtora rural Sueli Aparecida da Silva.
O diretor de saúde da cidade, Moacir Longhi, afirma que a empresa vencedora da licitação recebeu mais de 70% do valor da obra, mas alega estar com dificuldades financeiras. Ainda segundo ele, o último prazo para a entrega do prédio terminou no início do mês de abril.
“A prefeitura está montando um processo, que vai ser mandado para o poder judiciário, para que as providências sejam tomadas dentro da lei. Não dá para estabelecer um prazo ou previsão de entrega no momento”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!