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domingo, 11 de maio de 2014

Hamilton segura Nico, vence quarta seguida e assume ponta do Mundial

Britânico vence GP da Espanha pela primeira vez e finalmente assume a liderança do campeonato. Ricciardo conquista pódio "inédito". Discreto, Felipe Massa cruza em 13º


“Não gosto de ser segundo para Lewis”, admitiu Nico Rosberg no sábado, logo após perder - novamente - a pole position para seu companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton, desta vez para o GP da Espanha, válido pela 5ª etapa da temporada. Mas o alemão vai ter que se conformar. Na corrida no Circuito de Barcelona-Catalunya deste domingo, ele até pressionou o companheiro de equipe nas voltas finais, mas não foi capaz de tirar a vitória do britânico. Para piorar sua situação, Nico agora é “segundo para Lewis” também no campeonato. Com a quarta vitória seguida, Hamilton, enfim, recuperou o prejuízo do abandono na primeira na Austrália, alcançou os 100 pontos e assumiu a liderança do Mundial de Pilotos, com três pontos de vantagem.
A vitória de Hamilton – sua primeira em Barcelona – veio com mais uma atuação impecável. Com as Mercedes “anos-luz” à frente das demais equipes, sua única preocupação era Rosberg. E o campeão mundial de 2008 foi cirúrgico: toda vez que Nico ameaçava se aproximar, ele respondia na pista. No fim, mesmo com pneus duros, mais lentos que os médios do parceiro, conseguiu administrar a vantagem e cruzar a linha de chegada 0s6 à frente.
hamilton gp catalunha barcelona fórmula 1 (Foto: AP)Lewis Hamilton cruza linha de chegada com menos de 1s de vantagem para Nico Rosberg (Foto: AP)

No pódio, Hamilton pôde soltar um sorriso de alívio, enquanto Rosberg estava visivelmente abatido com mais uma derroa para o companheiro. Quem também era só sorrisos na cerimônia era Daniel Ricciardo, da RBR. Após ter perdido o segundo lugar em Melbourne em razão de irregularidades no carro, o australiano – terceiro colocado na prova – pôde enfim comemorar o seu primeiro pódio na carreira. 
Já Felipe Massa não tem motivos para comemorar. O brasileiro da Williams apostou em uma estratégia de três pit stops para tentar recuperar o prejuízo de largar na oitava posição no grid. Mas a tática não funcionou e, preso no meio do pelotão, ele acabou apenas na 13ª posição. Por outro lado, seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas foi bem, chegando em quinto após largar em quarto.
À frente de Bottas ficou Sebastian Vettel. Sofrendo com muitos problemas neste início de temporada, o alemão finalmente mostrou uma atuação digna de um tetracampeão mundial. Largando em 15º após ser punido por trocar o câmbio, o piloto da RBR, escalou o pelotão para terminar no top 5. 
Outro destaque da prova ficou por conta da briga entre Fernando Alonso e Kimi Raikkonen. O tão esperado duelo dos campeões mundiais da Ferrari finalmente aconteceu. Apático no início do ano, o “Homem de Gelo”, enfim, deu sinais de reação e vinha melhor que o espanhol durante todo o fim de semana. Mas no fim deu Alonso. Com uma tática de três paradas contra duas do finlandês, o bicampeão se aproveitou dos pneus melhores no fim para desbancar o companheiro e chegar em sexto. Romain Grosjean (Lotus), Sergio Pérez (Force India) e Nico Hulkenberg (Force India) completaram a zona de pontuação.
A corrida

Na largada, Hamilton e Rosberg mantiveram a ponta com suas Mercedes. Bottas tomou a terceira posição de Ricciardo e subiu para terceiro. Na sequência, apareciam Grosjean, Raikkonen e Alonso. Massa deixou Button para trás e subiu para oitavo. No meio do pelotão, Vettel perdeu uma colocação e caiu para 16º.

Alguns leves incidentes ocorreram na primeira volta. Magnussen deu uma escapada e ao voltar para a pista tocou na RBR de Vettel. Lá atrás. Maldonado se enroscou com Ericsson e os dois deram um passeio na grama. O venezuelano foi penalizado com cinco segundos, a serem adicionados em sua próxima parada nos boxes.
Como era de se esperar, em poucas voltas, com o inigualável carro da Mercedes, Hamilton e Rosberg “sumiram” na frente dos rivais. Enquanto isso, Ricciardo ameaçava Bottas tentando recuperar o terceiro lugar.
Vettel, que estava em 13º, abriu os trabalhos nos boxes, na 12ª volta. Massa fez sua parada no 16º giro. Já o líder Hamilton foi para os boxes na 19 e acabou perdendo um pouco de tempo, pois os mecânicos demoraram a fixar sua roda dianteira esquerda. Mas não foi o suficiente para perder a primeira posição para Nico, que parou três voltas depois. A dupla da Mercedes, porém, adotou uma estratégia diferente: Hamilton optou por um segundo trecho de pneus médios, enquanto Rosberg colocou compostos duros. Uma aposta do alemão para tentar superar o britânico.
Os pilotos da RBR foram quem mais lucraram na primeira rodada de pit stops. Ricciardo voltou em terceiro, à frente de Bottas. Já Vettel, em razão da parada precoce, apareceu na nona colocação, logo atrás de Massa. Por pouco, Alonso não conseguiu tomar a sexta posição de Kimi. Enfim inspirado na temporada, o “Homem de Gelo” ainda subiu para quinto ao ultrapassar Grosjean. Alonso foi no embalo e, pouco depois, também deixou o francês da Lotus para trás. O primeiro abandono da prova veio com Vergne, na 25ª volta, em razão de um problema no escapamento de sua STR.
Apesar de estar com pneus duros, Rosberg estava reduzindo a desvantagem para Hamilton. Mas o britânico acordou e começou a virar muito rápido, aumentando a diferença para 4s.
Oitavo colocado, Massa decidiu antecipar sua segunda parada, na 30ª volta, e voltou em 14º. O brasileiro viu Alonso sair dos pits logo à sua frente. Na sequência, foi ultrapassado por Vettel, mas foi recuperando as posições ao passo que os demais pilotos faziam suas paradas. E na volta 41, passou Magnussen para alcançar o oitavo lugar.

Hamilton foi para os boxes na volta 43 e, mais uma vez, perdeu tempo nos boxes em razão de uma troca lenta de pneus – ele colocou compostos duros. Rosberg fez sua parada duas voltas depois, colocou pneus médios e retornou à pista 4s atrás do britânico. Mais veloz, o alemão começou a reduzir a diferença para o líder. O britânico respondeu na hora, ao anotar a melhor volta: 1m29s759.
Na segunda rodada de pit stops, Alonso e Vettel ganharam a posição de Bottas e subiram para quarto e quinto, respectivamente. Raikkonen, Grosjean, Hulkenberg e Pérez completavam os dez primeiros. Massa não estava mais no top 10, porque na volta 48, Massa foi pela terceira vez para os boxes, em uma estratégia de três paradas, retornando em 14º novamente.
Vettel e Alonso também partiram para uma estratégia de três paradas e retornaram em sexto e sétimo. Com isso, Bottas reassumiu a quarta posição e Raikkonen, a quinta. Mas por pouco tempo. O tetracampeão da RBR deu o bote e tomou o lugar do “Homem de Gelo”.

Rosberg voltou a descontar o prejuízo para Hamilton. Faltando 15 voltas ele já estava a somente 2s do inglês. A sete voltas do fim, Nico reduziu a diferença para pouco mais de 1s. Mas a briga do momento era entre Raikkonen e Alonso. O espanhol partiu para cima  do finlandês e assumiu a sexta colocação. Um pouco mais atrás, Vettel passava Bottas e passava para a quarta posição.
Nico, enfim, ficou a menos de 1s para Hamilton, podendo usar a asa móvel. Ele colou de vez na última volta. Mas Hamilton conseguiu controlar a vantagem, recebendo a bandeira quadriculada com 0s6 de vantagem.

Circuito GP da Espanha (Foto: Editoria de arte)

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