Translate

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Com crise, 20 das 150 cerâmicas da região encerraram as atividades


Indústrias reclamam do preço da matéria-prima e da dificuldade de escoar o produto no Mato Grosso do Sul


As indústrias ceramistas do Oeste Paulista estão passando por uma crise. Até agora, 20 das 150 cerâmicas tiveram que encerrar as atividades e muitas pessoas foram demitidas. Para o diretor da Cooperativa das Indústrias Ceramistas do Oeste Paulista (Incoesp), Milton Salzedas, vários fatores contribuíram para crise.
“As soluções que nós estamos buscando é junto aos deputados da região, para resolver principalmente a pauta fiscal, o estrangulamento que o Mato Grosso nos dá para o material acabado e o problema da balança. Para dar solução de alternativas para a gente escoar o nosso produto acabado”, explica Salzedas.
O empresário João Antônio da Silva é dono de duas cerâmicas em Panorama e está passando por dificuldades. “A matéria-prima está com preço muito fora do normal e também a insuficiência energética de queima, dificultando também com preço alterado e, o mais importante, a minha produção era escoada 80% dentro do Estado do Mato Grosso do Sul e, com a dificuldade da barreira fiscal ser criada por eles ali, eu perdi o mercado no MS”, lamenta.
Ele ainda fala que teve diminuição do lucro mensal em 30%, e no mês de abril tentou não demitir, mas dispensou cinco funcionários. “Possivelmente, se essa crise se estender por 30 dias ou mais, estou pensando até em fechar uma das minhas empresas”, ressalta Silva.
O setor ceramista é a principal fonte de economia de Panorama, onde 14 empresas encerraram as atividades. Agora, com a crise, pelo menos 400 famílias estão desempregadas. Mas a cooperativa do setor está em busca de soluções.
“Já tivemos reuniões na Secretaria do Transporte, junto com o secretário da Hidrovia. Agora vamos ter uma na Secretaria da Fazenda. Cerâmica é uma estrutura que não serve para mais nada, se ela deixar de ser cerâmica, não tem outra indústria que dá para colocar no lugar”, enfatiza Salzedas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...