Translate

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Chávez está 'cada dia melhor' e 'mais incorporado a funções', diz ministro


Presidente não tem mais insuficiência respiratória, segundo o governo.
Oposição acusa governo de mentir sobre estado de saúde de Chávez.


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está "cada dia melhor" e "mais incorporado às suas funções", disse nesta terça-feira (30) o ministro da Ciência e da Tecnologia, Jorge Arreaza, genro do mandatário.
Chávez se recupera desde dezembro emCuba de sua quarta cirurgia por causa de um câncer.
O presidente está "cada dia melhor, a cada dia mais incorporado as suas funções", disse por telefone ao canal estatal VTV Jorge Arreaza, casado com a filha mais velha de Chávez, Rosa Virgina.
O governo explicou nos últimos dias que Chávez deixou o pós-operatório e entrou em uma nova etapa de tratamento contra o câncer diagnosticado em meados de 2011.
No último comunicado divulgado no sábado, o governo indicou que Chávez superou a insuficiência respiratória ocorrida após a cirurgia de 11 de dezembro, embora "persista um certo grau de insuficiência respiratória que está sendo devidamente tratado".
Venezuelanos passam diante de retratos de Chávez pintados por artistas de rua nesta terça-feira (29) em Caracas (Foto: AFP)Venezuelanos passam diante de retratos de Chávez pintados por artistas de rua nesta terça-feira (29) em Caracas (Foto: AFP)
Arreaza insistiu nesta terça que o mandatário está na "plenitude" de suas faculdades intelectuais.
Em uma mensagem assinada de próprio punho, Chávez se dirigiu na segunda aos líderes latino-americanos e caribenhos reunidos na cúpula da Celac em Santiago.
"Lamento não poder ter comparecido a este evento em Santiago do Chile. Como é do conhecimento de todos desde dezembro do ano passado, estou batalhando de novo por minha saúde na Cuba revolucionária", disse Chávez na carta lida pelo vice-presidente venezuelano Nicolás Maduro.
No domingo, o líder da oposição venezuelana, Henrique Capriles, acusou o governo de "mentir descaradamente" sobre a saúde do presidente, de 58 anos e há 14 no poder.
"O governo está mentindo para vocês debaixo de seus narizes, descaradamente, porque uma pessoa que pode assinar cartas (...), não vai poder falar ao país?", se perguntou Capriles.
Chávez recebeu a permissão da Assembleia Nacional, de maioria governista, para se ausentar de forma indefinida do país até que esteja recuperado.
O Tribunal Supremo de Justiça autorizou Chávez a não tomar posse no dia 10 de janeiro após este ter sido eleito em outubro para um quarto mandato de seis anos, e estabeleceu que o faça apenas quando estiver em condições.
O máximo órgão judicial decidiu que o governo deveria ser mantido, em uma decisão muito criticada pela oposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...