Translate

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Com recurso negado, prefeito eleito pode não assumir em Osvaldo Cruz


Valtinho ainda pode agravar a decisão, mas caso ela seja mantida a cidade terá nova eleição


O prefeito reeleito em Osvaldo Cruz com quase 70% dos votos, Valter Luiz Martins (Valtinho, do PSDB), não vai poder assumir a Prefeitura em 1º de janeiro porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o prosseguimento de seu recurso contra a decisão que o tornou inelegível.
Ainda cabe outro recurso ao atual prefeito da cidade, mas caso a decisão do TSE se mantenha a cidade precisará de outra eleição para escolher o chefe do Executivo, pois ele teve mais de 50% dos votos válidos, conforme explica o chefe do Cartório Eleitoral da cidade, Fernando Jorge Simão.
A candidatura de Valtinho foi impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) porque ele, enquanto prefeito, teve as contas de 2004 rejeitadas pela Câmara Municipal. Segundo a Justiça, a rejeição ocorreu por “irregularidades insanáveis que configuram atos dolosos de improbidade administrativa”.
Porém, Valtinho recorreu e conseguiu uma liminar que lhe deu o direito de concorrer até que houvesse uma decisão final da Justiça Eleitoral sobre o tema. Como ele estava nessa situação, seus votos não foram divulgados oficialmente, pois só seriam contabilizados se conseguisse reverter a decisão que o tornou inelegível. Caso contrário, seus votos seriam anulados. A reportagem conseguiu apurar que ele obteve 12.596 votos.
O TSE decidiu nessa quinta-feira (6) não dar seguimento ao recurso especial de Valtinho. “Conclui-se que o recorrido teve contas rejeitadas por decisão irrecorrível do órgão competente, por irregularidade insanável configuradora de ato doloso de improbidade administrativa de sua responsabilidade, contra a qual não há suspensão ou anulação determinada pelo Poder Judiciário, o que o torna inelegível para as eleições”, destaca a ministra relatora do TSE, Laurita Vaz.
Vai recorrer
Valtinho informou que vai ajuizar recurso de agravo regimental contra a decisão do TSE. "Respeito, mas não aceito. Por isso nossos advogados vão recorrer para que o caso seja apreciado pelos sete ministros do TSE, já que a decisão de ontem foi monocrática [apenas por um dos ministros que formam o Tribunal]", diz.
Segundo o prefeito, o impasse jurídico no qual se transformou o resultado das eleições em Osvaldo Cruz atrapalha a administração. "Confesso que não tem sido fácil administrar porque não sabemos quem vai assumir a partir de janeiro, ou se vamos continuar. Quem perde com isso é a cidade", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...