Ação na Praça Nove de Julho em Prudente foi feita por universitários de medicina e enfermagem
No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 300 mil pessoas morrem por ano no país por causa de doenças cardiovasculares. Estima-se ainda que o infarto seja responsável por um terço das mortes todos os anos. Neste sábado (29), Dia Mundial do Coração, universitários da área da saúde fizeram ações de alerta para o assunto na Praça Nove de Julho, em Presidente Prudente.
Estudantes das faculdades de medicina e enfermagem foram os responsáveis por dar orientações sobre doenças cardíacas e aferir a pressão arterial. Preocupação necessária, já que cerca de 30% da população do país tem hipertensão.
“Os principais fatores hoje, do mundo moderno, são a inatividade física, a má alimentação, a obesidade e a hipertensão arterial, que vão levas as complicações cardiovasculares, que são os responsáveis pelo grande número de mortes hoje”, explicou a cardiologista Margaret Assad Cavalcante.
No local, o Corpo de Bombeiros ainda orientou a população sobre prestar os primeiros socorros para ajudar vítimas de parada respiratória.
“A população toda deveria saber o mínimo possível, porque o mais importante é identificar rápido, começar a massagem rapidamente, chamar uma viatura rápido. Não pode interromper essa massagem até chegar ao hospital ou até um profissional da saúde chegar”, salientou o bombeiro aposentado e professor Osvaldo Natal Ramos.
A 8ª edição da Semana do Coração foi realizada pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) em parceria com o Serviço de Cardiologia do Hospital Regional (HR). O objetivo foi alertar homens, mulheres, idosos sobre a importância de cuidar do coração.
“Muito bom porque eu praticamente não faço exames, deveria ter essas ações mais vezes. Já fui ali aferir minha pressão”, falou o aposentado Luís Coraça Cano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!