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quinta-feira, 2 de agosto de 2012

TIM, Claro e Oi podem voltar a vender chips a partir desta sexta-feira


Comercialização foi proibida pela Anatel no dia 23 de julho devido à má qualidade dos serviços


Depois de 11 dias de proibição, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta quinta-feira (2) a liberação da venda de novas linhas de celulares e internet das operadoras TIM, Claro e Oi a partir dessa sexta-feira (3). No entanto, não descarta nova suspensçao caso acordo não seja cumprido.
As vendas foram proibidas pela Anatel no dia 23 de julho, como forma de punição pela má qualidade dos serviços prestados. Como exigência para a liberação, as operadoras tiveram que apresentar planos de investimentos na qualidade da rede e no atendimento aos clientes.
As operadoras punidas com a suspensão das vendas deverão investir R$ 20 bilhões até 2014 na melhoria dos serviços. Segundo estimativas da Anatel, cerca de R$ 4 bilhões são decorrentes de investimentos adicionais ou antecipação de investimentos por causa das exigências feitas às empresas.
A operadora TIM, que foi proibida de vender em 18 estados e no Distrito Federal, apresentou compromisso de investir R$ 8,2 bilhões até 2014. A Claro, que teve a venda cancelada em três estados, apresentou um plano com R$ 6,3 bilhões e a Oi, que foi suspensa em cinco estados, apresentou um plano de investimentos de R$ 5,5 bilhões, sem incluir recursos aplicados em expansão de rede de transporte e infraestrutura compartilhada.
Os planos apresentados por exigência da Anatel trazem propostas de melhoria nos índices de reclamação de usuários na prestadora e na Anatel. As empresas tiveram que mostrar ações para diminuir as interrupções dos serviços e as quedas nas chamadas de voz e de conexão de dados.
Nova suspensão
Contudo, a Anatel não descarta novas suspensões se as empresas não cumprirem as ações de melhoria na qualidade dos serviços que foram prometidas. A Anatel vai monitorar o cumprimento das ações em todos estados a cada três meses.  
“Vamos ficar antenados no trabalho das empresas. Esse plano de melhoria é o primeiro passo. É evidente que vamos acompanhar a evolução na melhoria dos serviços e dos indicadores, para não permitir que a situação volte ao que estava antes”, disse o presidente da Anatel, João Rezende.
Para ele, deverá haver uma melhora no atendimento dos call centers das operadoras em cerca de 30 dias. Na estrutura de rede, as mudanças devem ser sentidas pelos usuários entre quatro a seis meses. (Com Agência Brasil)

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