Facilidade à tecnologia e preços mais baixos são alguns dos fatores para o crescimento
O número de acessos à internet banda larga em Presidente Prudente cresceu 141% de 2007 para 2012, passando de 15,5 mil para 37,4 mil. O levantamento é da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).
Este número de 37,4 mil acessos refere-se apenas ao primeiro trimestre de 2012 e, ainda assim, já supera todo o ano de 2011, que registrou 36,4 mil.
Apesar de não ter números, a estimativa da associação é que em Prudente o acesso à banda larga móvel, que inclui modems de acesso à internet, celulares 3G e os smartphones, seja três vezes maiores que o da fixa.
Dados do último Censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que dos 67.800 domicílios de Prudente, 37.613 possuem ao menos um computador. Desse total, 31.012 estavam conectados à internet.
“Sinceramente não sei se a internet discada existe mais”, brinca o coordenador de web da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Eduardo Rizzo. “Esse aumento é natural, tanto por uma questão de facilidade de compra de equipamentos, quanto no preço, cada vez mais barato”, explica.
Os dados nacionais mostram um crescimento de 73% no acesso à banda larga, somente em um ano, com elevação de 44,7 milhões para 77,5 milhões de acessos em comparação ao primeiro semestre de 2011 com 2012. Porém, esse total é a soma entre a banda larga fixa e móvel. Segundo a Telebrasil, a banda larga móvel mais que dobrou nesse período.
Na opinião de Rizzo, o crescimento da banda larga móvel não deve chegar ao ponto de extinguir a fixa. “A móvel depende da cobertura. Em alguns lugares nem o celular funciona, quanto mais o 3G. Acho que cada um tem uma função diferente, creio que a tendência seja ter os dois”, pontua o coordenador.
A Telebrasil faz esse levantamento a cada trimestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!