Com o lançamento do Programa “Escola de Pais”, ocorrido na noite de segunda-feira no auditório do Anfiteatro Municipal “Nelson Reis Oberlaender”, a Prefeitura de Presidente Venceslau, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), passa a oferecer orientação aos pais de alunos da rede pública municipal de ensino no que tange ao desenvolvimento de atitudes, habilidades, conhecimento e competências na missão de formar integralmente seus filhos. A participação dos interessados é voluntaria e gratuita.
Prestigiou o encontro inaugural do programa o vice-prefeito João Monteiro; também representantes do Poder Executivo, entre eles, a secretária municipal de Educação e Cultura, Aldora Maia Verissimo, e a equipe de trabalho da SEMEC; educadores das escolas da rede pública municipal e estadual; autoridades civis; pais e convidados.
Conforme Aldora Veríssimo, programa “Escola de Pais” visa aprimorar a relação com os pais, ajudando-os a melhor exercerem suas funções na família, escola e sociedade, além de estabelecer um canal de comunicação mais eficiente entre a escola e os pais, tornando-os parceiros no processo educacional.
A iniciativa foi planejada e organizada pela orientadora pedagógica da SEMEC, Regina Celi Pacito, e prevê em sua metodologia a realização de encontros com a utilização de recursos multimídia, textos e momentos de troca de experiências. “Queremos abordar a importância e a necessidade de um bom relacionamento entre a família e a escola. Percebemos que muitas famílias ao longo dos anos, devido a circunstâncias sociais, se vêem forçadas a ‘terceirizar’ a educação de seus filhos para as escolas, e isso não é saudável”, aponta Aldora. “O cuidar e o educar preparam para o futuro, e o futuro não pode ser consequência do acaso. Cada família hoje, através das competências familiares, eleva sua colaboração para o amanhã ao esforçar-se em ajudar seus filhos a serem pessoas livres, felizes e responsáveis. Para isso é preciso estar preparado”, completa Regina Pacito.
A proposta pretende ainda resgatar e valorizar a figura do professor, segundo o vice-prefeito João Monteiro. No encontro, Monteiro exaltou os objetivos do programa recém-lançado, desejando sorte e reafirmando o total apoio da administração municipal no seu desenvolvimento.
Perguntado sobre o assunto, o prefeito Ernane Erbella esclareceu que o município não pretende com o novo programa impor qualquer tipo de padrão educacional no contexto das famílias, mas proporcionar aos pais que buscam ajuda para a educação dos seus filhos, momentos de reflexão, diálogo e troca de experiências. “Cada indivíduo e sua respectiva família têm características e conceitos próprios, não cabendo a nós julgar ou imputar o que é certo ou errado. No entanto, podemos sim, oferecer conhecimentos e recursos comprovadamente pedagógicos, sadios e aceitáveis na sociedade moderna para um melhor relacionamento familiar, o que acreditamos refletirá na educação das crianças enquanto um ser social e no comportamento escolar”, diz.
Como parte das atividades do lançamento do Programa “Escola de Pais”, houve a palestra com o tema “Família e Escola: uma relação possível e necessária” proferida pelo médico, escritor e ex-prefeito Tácito Cortes de Carvalho e Silva.
Doutor Tacinho falou sobre as mudanças comportamentais da sociedade, seus reflexos nas instituições familiares e, por consequência, na vida das crianças e adolescentes. Contou sobre experiências das quais presenciou em sua vida profissional e que refletem a perda da autoridade de alguns pais sobre os filhos e o reflexo do comportamento das crianças nas escolas. Citou ainda passagens de sua infância enquanto na vida familiar e escolar, exemplificando o respeito e a obediência que as crianças tinham pelas pessoas mais velhas e por seus professores, algo que é cada vez mais raro atualmente.
“Hoje, cada vez mais, as crianças precisam de sua família. Um filho precisa de ter no pai o exemplo de homem trabalhador. A filha tem que ter na mãe alguém em quem possa sempre contar a seu lado”, afirmou o médico. “Acredito no sucesso desse programa, pois trará mudanças positivas para as crianças. Desejo ver os frutos colhidos desse projeto feito com amor, coragem e dedicação”, concluiu Tacinho.
Cronograma
Até o final do ano, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura pretende realizar outros cinco encontros com pais de alunos de cada ano escolar, do berçário ao 5ª ano do ensino fundamental, em todas as escolas municipais, onde apresentará vídeos/palestras de Içami Tiba (médico psiquiatra, psicodramatista, colunista, escritor de livros sobre educação familiar e escolar), bem como abrirá painel para debates sobre diferentes temas pertinentes visando prevenir problemas, vislumbrar soluções e fortalecer vínculos em prol das crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!