Translate

sábado, 28 de julho de 2012

Histórico: Sarah Menezes conquista primeiro ouro do judô feminino

Brasileira derrota romena Alina Dumitru e leva primeira medalha dourada do país em Londres 2012. Judô ultrapassa a vela em medalhas olímpicas


Quando saiu do Brasil rumo a Londres, a pequena Sarah Menezes carregava expectativas desproporcionais para seu tamanho. Lutadora mais leve da seleção de judô, a peso-ligeiro, de apenas 1,52m e 48kg, era a grande esperança de primeira final olímpica do Brasil entre mulheres na história da modalidade. A piauiense, porém, foi além: com a vitória neste sábado sobre a romena Alina Dumitru, campeã dos Jogos de Pequim 2008, Sarah entrou para a história como a primeira mulher brasileira a ganhar uma medalha de ouro no judô nas Olimpíadas. A grandeza da conquista pode ser medida também na comparação com outras modalidades. Até este sábado, só uma mulher brasileira havia conseguido o ouro em prova individual na história das Olimpíadas: Maurren Maggi, no salto em distância, em Pequim 2008.
Os olhos, pequenos, pareciam fuzilar. Sequer se importava com os cabelos, despenteados, teimando em fugir. Dos treinos com meninos, na infância, ao inédito ouro feminino, precisou de duas Olimpíadas. E com apenas 22 anos. Sarah, princesa do Piauí, derrubou a atual campeã olímpica, e o Brasil escutou o Hino Nacional pela primeira vez em Londres.
Resgatou uma medalha dourada que não vinha havia duas décadas. A cajuína se junta a Aurélio Miguel, ouro em Seul-1988, e Rogério Sampaio, em Barcelona-1992. Os dois estavam ali, na platéia da Arena Excel de Londres. Assim como o ministro do Esporte, Aldo Rebello, e Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI). Mas o que importava para ela era a bandeira do Piauí, na 12ª fila. Quem as seguravam eram Sâmia, aniversariante do dia, e Samira. As irmãs da campeã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...