Segundo climatologista, raios e trovões foram liberados por energia estática concentrada no ar
O mês de junho começou com uma forte chuva na região de Presidente Prudente, que teve inicio ainda no final dessa quinta-feria (31 de maio), por volta das 23h. De acordo com o Centro de Meteorologia da Unoeste, foram registrados 75 milímetros de água até a manhã desta sexta-feira (2), com períodos mais intensos entre às 23h e meia noite e das 4h às 6h. Porém, o que mais chamou a atenção foram as fortes trovoadas ocorridas na madrugada.
O motivo da mudança de clima foi a entrada de uma frente fria na região, que trouxe os trovões intensos, causada pelo tempo seco dos últimos dias. “Com os dias mais secos, concentram-se eletricidade estática no ar; a nuvem precisa descarregar essa energia e foi o que aconteceu, de forma rápida e intensa”, explica o climatologista da Unesp, Tadeu Tommaselli.
Com o tempo fechado, rajadas de vento atingiram a região, de acordo o especilista, entre às 23h e 00h, momento em que a chuva deu início. “Nesse período, foi registrado um vento forte de 62 quilômetros por hora”, expõe.
Segundo ele, a chuva deve reduzir até sábado (2), mas a temperatura pode cair. “Nos próximos três ou quatro dias a temperatura deve ficar entre a máxima de 25°C e mínima de 16°C”, pontua.
Ainda que com o tempo chuvoso, o climatologista descarta a possibilidade de que a chuva tenha sido a maior registrada até agora neste ano. “Por enquanto, pelo que foi registrado, não é a maior”, ressalta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!