Unidade está fechada desde setembro do ano passado, quando 1,2 mil funcionários foram demitidos
Um reunião que ocorreu na noite dessa segunda-feira (29) pode ter culminado na reabertura da unidade de Presidente Epitácio do Frigorífico JBS, que foi fechada em setembro de 2011, demitindo cerca de 1,2 mil funcionários. A Prefeitura e o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) dão como certa a retomada das atividades, apesar de a empresa não confirmar.
De acordo com o prefeito epitaciano José Antônio Furlan, ele recebeu uma ligação do próprio governador Geraldo Alckmin (PSDB) confirmando a reabertura e marcando o anúncio oficial para essa quinta-feira (10), com sua presença na cidade.
"Já está negociado e ele vem para dar a notícia e registrar a data de abertura. O secretário particular dele me ligou hoje de manhã novamente para confirmar", afirma.
A assessoria de imprensa do governo do Estado também confirma a vinda do governador a Epitácio.
Furlan afirma que já foi definido que a fábrica voltará a operar inicialmente com 650 funcionários. "A reabertura é certa, não há nenhuma dúvida. Inclusive, a JBS já chamou alguns funcionários para manutenção das máquinas e uma empresa elétrica está trabalhando lá", alega.
A presença do governador se justifica, ainda conforme o prefeito, porque ele se comprometeu a negociar com os empresários do frigorífico e atender as reivindicações que os fizeram fechar a unidade. "Na época, eles alegaram que a carga tributária era alta e que outros Estados ofereciam inexistência fiscal", diz.
Quando do fechamento, audiências públicas foram realizadas para costurar um acordo entre o Estado, sindicatos e empresários do ramo, não exclusivamente a JBS. Em dezembro do ano passado, o governo aumentou de 3% para 4% a devolução de créditos de ICMS do valor de produtos do setor vindos de outros Estados.
Porém, segundo as autoridades que participaram das negociações, após a concessão de tal benefício, o grupo JBS não teria participado das reuniões para a reativação da unidade de Epitácio. Foi aí que o governador entrou na negociação e pressionou a empresa, já que ela tem participação no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) .
Mesmo com a data do anúncio e a presença do governador definidos, a JBS não confirma a reabertura da unidade. Segundo a assessoria de imprensa do grupo, as negociações existem, mas a retomada da produção ainda "não passa de um rumor".
Apesar disso, o prefeito se mantém firme. "Acredito que a reunião foi ontem à noite com o governador e os diretores, por isso nem a [assessoria da] empresa está sabendo".
Relembre
No dia 1º de setembro de 2011, o expediente terminou mais cedo para muitos funcionários do frigorífico de Epitácio. A demissão do restante dos funcionários ocorreu até outubro, sendo que alguns foram transferidos para outras unidades. Preocupados com a falta de trabalho e com a incapacidade da região para suprir tanta mão-de-obra, os trabalhadores realizaram protestos.
O grupo fechou a unidade alegando insuficiência fiscal. A partir de então, representantes da JBS, membros do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentos, Procuradoria do Trabalho e o governo estadual passaram a discutir o fechamento e as demissões em massa, além de novos benefícios para o setor e a volta dos serviços em Epitácio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!