Equipamentos não tiveram custos para a Prefeitura, pois foram doados por uma empresa multinacional. Sistema deve começar a funcionar na segunda quinzena do mês de julho.
A partir da segunda quinzena de julho, Presidente Prudentereceberá sete câmeras inteligentes e de alta definição para testes de monitoramento com vídeo analítico. De acordo com a Prefeitura, a estimativa é que haja redução de até 25% no número de infrações nos locais onde forem instalados os componentes eletrônicos.
O sistema é proveniente de uma parceria entre a Prefeitura e uma empresa multinacional, que realizou a doação do software e dos equipamentos para a central de monitoramento. O Poder Executivo confirmou ao G1 que as câmeras foram doadas, por isso não haverá custos ao município.
“Esse recurso é mais uma forma de atribuir segurança para a população de Prudente por meio da tecnologia e da inovação, e o melhor de tudo é que teremos essas novas funcionalidades sem investir recursos públicos. Desta forma, já está em fase de desenvolvimento pelo corpo jurídico o termo de doação definitiva dos equipamentos, respeitando procedimentos formais que devem ser obedecidos para sua efetivação”, explicou o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB).
O chefe do Executivo acrescentou que o principal diferencial deste programa é a participação da população prudentina na formação de uma ampla rede de vídeo monitoramento por meio de câmeras públicas e privadas compatíveis com a tecnologia Detecta.
Segundo Adauto Lúcio Cardoso, titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob), sete câmeras iniciais para testes serão instaladas em pontos estratégicos onde há maior concentração e fluxo de pessoas.
“Já temos duas câmeras em pleno funcionamento no Calçadão e em fase de testes. Em breve, teremos a instalação de câmeras inteligentes e de alta resolução em escolas, postos de saúde, entradas e saídas da cidade e praças públicas”, afirmou.
Adauto explicou ainda que “a expectativa é grande para a implantação das câmeras em sua totalidade, pois o objetivo é inibir diversas ocorrências, entre elas acidentes, atropelamentos, roubos, furtos, apropriação indébita, violência, maus-tratos aos animais, vandalismo, pichações em prédios públicos e privados, reconhecimento identificação de pessoas desaparecidas ou procuradas e infrações de trânsito e outras funcionalidades”.
A central também poderá receber o envio dos eventos dos Leitores Automáticos Placas (LAP) fornecidos pelos equipamentos de radar, segundo o Poder Executivo.
“Desta forma, gerando diversos benefícios à população, pois os radares, além de trabalharem para a educação e segurança no trânsito, serão utilizados para contribuir com a segurança pública de forma preventiva e investigativa”, comentou o secretário da Semob.
Câmeras de monitoramento em Presidente Prudente — Foto: Cedida/Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!