Translate

quinta-feira, 14 de março de 2019

Um mês após resgate em canil, 57 cães com sinais de maus-tratos morrem em tratamento

Luisa Mell, ativista que resgatou cães em Pieadade (SP), diz que 150 estão aptos para adoção. Segundo a polícia, foram retirados 1.743 animais no local; 80 estão internados sob risco e mais 500 têm a doença do carrapato.


Um mês depois de 1.708 serem resgatados em situação de maus-tratos de um canilinterditado em Piedade (SP), 80 animais continuam internados sob risco e mais de 500 tratam a doença do carrapato. Apesar do tratamento intenso, 57 filhotes morreram.
Segundo a ativista Luisa Mell, 150 foram liberados para serem colocados para adoção em um evento em um shopping em São Bernardo do Campo, que será no sábado (16).
O instituto faz entrevistas com pessoas durante a semana para fazer uma triagem com os interessados.
No mês passado, o Canil Céu Azul negou as acusações e disse que vai recorrer também de uma multa administrativa de mais de R$ 5 milhões por maus-tratos. O Procon também aplicou uma multa de R$ 13.240.
Em entrevista à TV TEM, anteriormente, o advogado do canil José Luiz Ribeiro Vignoli disse que está estudando uma liminar para recorrer da decisão da multa e que tudo do canil funcionava dentro da legalidade, inclusive com nota fiscal dos cães e da venda de filhotes.
Ainda segundo a defesa do canil, uma equipe da Vigilância Sanitária esteve no local para fazer uma vistoria e disse que estava tudo certo.
A Vigilância Sanitária informou que uma equipe foi avaliar trabalhadores que estavam com suspeita de leishmaniose e que, quando há suspeita, é feita uma investigação.
Ao G1, a Polícia Civil afirmou que faltam testemunhas para serem ouvidas sobre o caso.
Alguns animais no canil de Piedade estavam debilitados e sujos — Foto: Reprodução/TV TEMAlguns animais no canil de Piedade estavam debilitados e sujos — Foto: Reprodução/TV TEM
Alguns animais no canil de Piedade estavam debilitados e sujos — Foto: Reprodução/TV TEM

Entenda o caso

O canil Céu Azul funcionava em um sítio na zona rural de Piedade, no bairro Goiabas. A Polícia Militar Ambiental recebeu uma denúncia anônima sobre a situação do estabelecimento e enviou uma equipe à área no dia 13 de fevereiro.
A polícia confirmou a denúncia e entrou com o pedido de fechamento do canil. Foi constatado que o local funcionava com instalações inadequadas, falta de higiene e organização.
Segundo a Polícia Ambiental, foram contabilizados 1.743 animais no local, sendo 1.708 em situação de maus-tratos.
A Prefeitura de Piedade, por meio da Vigilância Sanitária, lavrou auto de infração e de interdição do canil devido às irregularidades. Segundo a administração municipal, o local não tinha alvará de funcionamento, inscrição municipal e não pagava impostos.
Polícia encontra canil com cerca de mil cães em situação de maus-tratos em Piedade — Foto: Divulgação/PMPolícia encontra canil com cerca de mil cães em situação de maus-tratos em Piedade — Foto: Divulgação/PM
Polícia encontra canil com cerca de mil cães em situação de maus-tratos em Piedade — Foto: Divulgação/PM
Além de cães cegos, sem dentes e doentes, a polícia encontrou um local de incineração de animais que também era irregular, já que o canil não tinha autorização para fazer cremações.
A retirada dos animais do canil começou na quarta-feira e só terminou no domingo (20). A maioria dos cães ficou sob os cuidados do Instituto Luisa Mell, que recebeu um termo de doação da proprietária do canil.
Após assinar o termo, a proprietária entrou na Justiça com um mandado de segurança para barrar a retirada dos animais, mas o pedido foi negado pela juíza Luciana Mahuad.

Em entrevista à TV TEM, a mulher disse que o complexo passava por reforma e adequações. O local funcionava há 20 anos e nunca foi fiscalizado.
O estabelecimento vendia cães para a rede Petz, que anunciou no dia 20 que não vai mais vender filhotes em em 82 lojas espalhadas pelo país.
Animais foram resgatados de canil em Piedade — Foto: Reprodução/TV TEMAnimais foram resgatados de canil em Piedade — Foto: Reprodução/TV TEM
Animais foram resgatados de canil em Piedade — Foto: Reprodução/TV TEM
Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...