Atração será realizada neste sábado (9), na Praça Nove de Julho. Artista foi vencedor do 5º Prêmio MIMO Instrumental.
Neste sábado (9), o projeto Som Na Linha recebe a apresentação do violeiro prudentino Bruno Sanches, vencedor do 5º Prêmio MIMO Instrumental, na Praça 9 de Julho, em Presidente Prudente. O evento começa às 20h e é aberto ao público.
Em sua 12ª edição, o Som Na Linha, cujas primeiras edições foram realizadas na linha do trem, vem assumindo um novo formato em que procura explorar diferentes espaços públicos pela cidade.
O artista é convidado a escolher o local onde gostaria de realizar sua apresentação e o coletivo viabiliza para que aconteça.
Realizada de forma independente e sempre em locais públicos e de fácil acesso para a população em geral, a iniciativa cria, com isso, um circuito para música autoral, defendendo e estimulando a democratização da arte e possibilitando o encontro entre público, compositores e a produção de música independente da cidade e região.
O artista
Compositor, violeiro, arranjador, pesquisador e professor da Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes, Bruno Sanches nasceu em Presidente Prudente e passou toda a infância e adolescência no distrito de Espigão, em Regente Feijó.
O interesse pela música surgiu cedo, aos 11 anos começou a estudar violão. Aos 15, decidiu que seria músico profissional, e sob a supervisão dos professores Maria Claudia Chizzolini e Ademir Faccioli foi construindo sua relação com o violão e a música, transitando da música clássica europeia à canção popular brasileira.
Aos 17 anos, concluiu o curso técnico de instrumentista da Escola Municipal Professora Jupyra Cunha Marcondes, e aos 19 ingressou no curso de música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde descobriu sua paixão pela viola de dez cordas, instrumento com o qual consolidou sua carreira musical.
Através das diversas experiências com esse instrumento, Bruno se tornou um artista que busca conhecer a alma brasileira através da música, da devoção a São Gonçalo, dos fandangos e das folias.
Seu espírito andejo faz com que percorra diversas estéticas musicais com sua viola. mestre em etnomusicologia e bacharel em música pela USP, o artista foi vencedor do 5º Prêmio MIMO Instrumental, que busca incentivar a renovação musical no Brasil.
O espetáculo
No espetáculo Do Barroco às Barrancas do Rio, Bruno Sanches mostra não apenas a versatilidade da viola de dez cordas enquanto instrumento solista, mas também a sua versatilidade inventiva e domínio do contraponto entre voz, viola e percussão.
Além de tocar uma viola complexa enquanto canta e improvisa, o artista também toca percussão com os pés, utiliza recursos tecnológicos como pedal de loop e sonoplastia controlada através de pedais.
Não bastasse encantar com sua habilidade enquanto músico, envolve a plateia com poemas e causos que vão contextualizando e criando ambiência para as músicas apresentadas. O repertório conta com músicas instrumentais solo de viola, instrumentais com voz e também canções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!