Translate

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Visitantes são alertados por vigilantes sobre perigo de assaltos em trilha para o Cristo Redentor

Turistas argentinas ficaram frustradas; em um ano, foram 23 casos na trilha que liga o Parque Lage ao Corcovado

RIO — Sete turistas argentinas chegaram animadas ao Parque Lage. Com mochilas, tênis adequados e garrafas d’água, elas haviam se preparado para fazer uma trilha até o Cristo Redentor, seguindo uma dica de amigos portenhos que vieram ao Rio no ano passado. Mas, no local, foram aconselhadas a desistir do programa. Um vigilante patrimonial do Parque Nacional da Tijuca, Edson dos Santos, abordou o grupo e explicou o motivo: falta de segurança.

— Vocês precisam saber que houve um assalto aqui na ( última ) quinta-feira. Três elementos, dois com facas e um com uma pistola, assaltaram 40 turistas . O BPTur ( Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas ) levou todo mundo para a delegacia, porque, geralmente, eles ( os criminosos ) roubam tudo. Vocês não estão proibidas de subir, a trilha não está fechada, mas devem assinar um termo dando ciência de que correm o risco de serem assaltadas — disse o vigilante.
O documento ao qual Edson se referiu é, na verdade, um formulário que alerta o visitante sobre os riscos de acidentes e a necessidade de preservação da natureza. As argentinas o assinaram, mas decidiram não ir muito longe. Porém a mato-grossense Mariana Farias de Oliveira e seu namorado, o francês Eric Clauss, ouviram o relato do vigilante e deram meia-volta.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelo Parque Nacional da Tijuca, reconheceu, em nota, que vigilantes estão alertando cariocas e turistas sobre a possibilidade de roubos. O órgão também destacou que, entre 19 de dezembro de 2016 e 9 de novembro de 2017, houve 23 assaltos na trilha que liga o Parque Lage ao Cristo. Além disso, frisou que compartilha com órgãos de segurança informações sobre roubos no Parque Nacional da Tijuca, para ajudá-los em estratégias de atuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...