A reportagem do programa 'Bem Na Hora' foi até Piacatu, na Terra do Quiabo, para conhecer os irmãos Vendrame, que há mais de 30 anos se dedica ao cultivo dessa hortaliça.
Piacatu fica no interior paulista e tem pouco mais de cinco mil habitantes. Atualmente é uma das principais cidades do Brasil que mais produzem o alimento.
As roças da cidade são responsáveis por 56% da produção estadual. E boa parte desse produto sai das plantações dos irmãos José, Luiz, Sílvio e João, os irmãos Vendrame que há mais de três décadas se dedicam a cultura do quiabo.
Da roça da família Vendrame saem caixas e mais caixas do produto, e elas seguem para Ceagesp de São Paulo, e de lá, esse quiabo vai parar nas mesas de brasileiros de várias partes do Brasil.
“Antes a gente mexia com café, tirava leite, né. A gente estava vendo que a produtividade estava muito fraca, aí nós começamos a plantar um pouquinho, foi aumentando, plantamos um alqueiro, depois dois, aí fomos entregando. A gente hoje planta, e transporta diretamente para São Paulo”, conta José Mansueto Vendrame.
ORIGEM DO QUIABO NO BRASIL
Os quiabeiros vieram da África por meio dos escravos que desembarcaram em terras brasileiras. A planta logo se acostumou com as regiões mais quentes do País e aos poucos foi ganhando espaço na agricultura nacional.
Dependendo da variedade, um pé de quiabo chega a crescer três metros de altura.
Os melhores meses de produção são de janeiro a maio. A produtividade brasileira do quiabeiro vária de 20 a 40 toneladas por hectare.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!