Translate

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Prefeito de Brumadinho tem medo que MG e União ‘virem as costas’ após tragédia

Cidade depende economicamente de arrecadação de royalties da mineração.


O prefeito de Brumadinho, Avimar de Melo (PV), disse em entrevista ao G1 nesta terça-feira (29) que tem medo que, após a tragédia, os governos federal e do estado “virem as costas” para a cidade. “Nós estamos no calor da situação. [agora] O governo fala, ‘nós vamos ajudar’”.
Segundo ele, se a cidade não receber mais os royalties da mineração, chamado CFEN (Compensação Financeira pela Exploração dos Recursos Minerais), Brumadinho “não vai ter estrutura para atender as demandas essenciais do município”. O valor representa cerca de um terço da arrecadação.
Brumadinho, cidade com a população estimada em 39.520 pessoas, segundo o IBGE, depende economicamente da mineração. Sem o CFEN, “aí a cidade para”, afirma. “Mas a Vale garantiu para a gente que não vai cortar o CFEM da gente no momento não”.
Quando o rompimento da barragem aconteceu, o prefeito estava viajando, na Bahia. “Eu não tinha noção do que que era, aí depois hoje mesmo eu rodei tudo. Para ver o tamanho que é”.
Mesmo cinco dias após a tragédia, Avimar afirma ter esperança em ainda encontrar pessoas com vida. “Os desaparecidos agora, para encontrar com vida, tem que ser os que a lama jogou para fora, né. Para fora do leito normal dela. Então é isso que nós estamos trabalhando agora, para tentar resgatar vítima. Com vida né, vítima com vida”.
Segundo ele, o foco principal da prefeitura agora é “pressionar a Vale, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil para resgatar vítima”. “O maior medo deles [dos familiares de desaparecidos] é de parar as buscas”.

‘Município não tem culpa’

O prefeito voltou a falar que a Prefeitura de Brumadinho não tem culpa na tragédia. “A Vale é toda culpada em tudo. Se ela omitiu informações para as autoridades, ou a fiscalização está errada, é uma responsabilidade dela”.
Avimar disse que as licenças para a atuação da Vale são dadas pelo governo do estado, e que a prefeitura “só dá a anuência”. “E essa anuência não tem como a gente negar, você já tem todos os atestados e licenças do governo. Quem somos nós para falar se as licenças deles estão erradas ou certas?”.
Bombeiros retiram o corpo de uma das vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG) — Foto: Mauro Pimentel/AFPBombeiros retiram o corpo de uma das vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG) — Foto: Mauro Pimentel/AFP
Bombeiros retiram o corpo de uma das vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG) — Foto: Mauro Pimentel/AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...