Cidade depende economicamente de arrecadação de royalties da mineração.
O prefeito de Brumadinho, Avimar de Melo (PV), disse em entrevista ao G1 nesta terça-feira (29) que tem medo que, após a tragédia, os governos federal e do estado “virem as costas” para a cidade. “Nós estamos no calor da situação. [agora] O governo fala, ‘nós vamos ajudar’”.
Segundo ele, se a cidade não receber mais os royalties da mineração, chamado CFEN (Compensação Financeira pela Exploração dos Recursos Minerais), Brumadinho “não vai ter estrutura para atender as demandas essenciais do município”. O valor representa cerca de um terço da arrecadação.
Brumadinho, cidade com a população estimada em 39.520 pessoas, segundo o IBGE, depende economicamente da mineração. Sem o CFEN, “aí a cidade para”, afirma. “Mas a Vale garantiu para a gente que não vai cortar o CFEM da gente no momento não”.
Quando o rompimento da barragem aconteceu, o prefeito estava viajando, na Bahia. “Eu não tinha noção do que que era, aí depois hoje mesmo eu rodei tudo. Para ver o tamanho que é”.
Mesmo cinco dias após a tragédia, Avimar afirma ter esperança em ainda encontrar pessoas com vida. “Os desaparecidos agora, para encontrar com vida, tem que ser os que a lama jogou para fora, né. Para fora do leito normal dela. Então é isso que nós estamos trabalhando agora, para tentar resgatar vítima. Com vida né, vítima com vida”.
Segundo ele, o foco principal da prefeitura agora é “pressionar a Vale, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil para resgatar vítima”. “O maior medo deles [dos familiares de desaparecidos] é de parar as buscas”.
‘Município não tem culpa’
O prefeito voltou a falar que a Prefeitura de Brumadinho não tem culpa na tragédia. “A Vale é toda culpada em tudo. Se ela omitiu informações para as autoridades, ou a fiscalização está errada, é uma responsabilidade dela”.
Avimar disse que as licenças para a atuação da Vale são dadas pelo governo do estado, e que a prefeitura “só dá a anuência”. “E essa anuência não tem como a gente negar, você já tem todos os atestados e licenças do governo. Quem somos nós para falar se as licenças deles estão erradas ou certas?”.
Bombeiros retiram o corpo de uma das vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG) — Foto: Mauro Pimentel/AFP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!