Translate

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Alter do Chão no PA fica entre os 10 melhores destinos do mundo para conhecer em 2019

A vila fica em Santarém e esbanja charme com uma das praias mais bonitas do Brasil e as mais bonita do mundo com praias de água doce.


Que destinos serão os mais cobiçados? Quais os mais favoráveis para o turista brasileiro? Uma pesquisa de tendências nacionais e internacionais elegeu os 10 melhores lugares do mundo para visitar em 2019. A famosa praia de Alter do Chão, em Santarém, no oeste do Pará, está entre os destinos e ocupa o 8º lugar na lista.
A eleição os Melhores Destinos para 2019 foi realizada pelo sexto ano consecutivo pelo Viagem, promovido pelo Estadão - o Portal do Estado de São Paulo. Ao todo, 32 jurados, entre blogueiros, colunistas, artistas, empresários do turismo e viajantes, votaram em seus favoritos e pediram votos nas redes sociais.
Com um total de 25 votos, o Peru foi o grande vencedor, isolado na liderança. Foi seguido pela Croácia e pela cidade do Porto, em Portugal, ambos com 22 pontos. Nas redes sociais, a Croácia levou a melhor. Pela ordem, aparecem, Lençóis Maranhenses, Japão, Islândia, Sudeste Asiático, Alter do Chão, Egito e o Ceará.

Alter do Chão

Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, na vila de Alter do Chão — Foto: Zé Rodrigues/TV TapajósParóquia de Nossa Senhora da Saúde, na vila de Alter do Chão — Foto: Zé Rodrigues/TV Tapajós
Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, na vila de Alter do Chão — Foto: Zé Rodrigues/TV Tapajós
Alter do Chão tem 260 anos. A vila, com seis mil habitantes, é famosa pelos seus atrativos e riquezas naturais que encantam brasileiros e estrangeiros. Alter é a primeira entre os 10 lugares com as praias mais bonitas do Brasil e o mais bonito do mundo com praias de água doce, segundo o jornal inglês The Guardian.
De clima equatorial, quente e úmido, Alter do Chão tem praias águas claras e areia fina e branquinha, às margens do rio Tapajós, sendo um dos principais pontos turísticos de Santarém. O local é conhecido como o ‘Caribe Amazônico’ e está entre os roteiros de viagens, principalmente nas férias.
Perfeita para relaxar, a praia possui um cenário paradisíaco e guarda uma beleza única. A vila é indicada pelo Ministério do Turismo como local que vale a pena conhecer. O lugar ideal para aproveitar o ‘verão amazônico’, que ocorre entre os meses de agosto a dezembro. De janeiro a julho, a ilha praticamente desaparece.
--:--/--:--
Tô de Folga mostra as belezas de Alter do Chão (PA)

História

Alter do Chão foi fundada em 6 de março de 1626, pelo português Pedro Teixeira. Em 6 de março de 1758, foi elevada a categoria de vila por Francisco Xavier de Mendonça Furtado, então governador da capitania do Grão-Pará, durante o Brasil Colônia.
Alter foi local das missões religiosas, comandadas pelos jesuítas. Até o século XVIII, a vila era habitada majoritariamente pelos índios Borari. Desde a década de 1990 até os dias de hoje, o atual distrito aposta no turismo para alavancar a economia local.
A vila fica distante aproximadamente 37 quilômetros de Santarém. O acesso se dá pela rodovia estadual Everaldo Martins, a PA-457, totalmente pavimentada. Outra maneira de chegar até a vila é pelo rio Tapajós, de barco ou de lancha.

A viagem dura em média 45min de carro e 3h pelo rio. Na vila, existem hotéis e pousadas e um albergue. Os preços das diárias variam a casa período do ano, durante os eventos tradicionais, os valores aumentam consideravelmente em algumas hospedarias.

Carnaval, Festival Borari e Sairé

Com vários acessórios, foliões se divertem no carnaval em Alter do Chão — Foto: Adonias Silva/G1Com vários acessórios, foliões se divertem no carnaval em Alter do Chão — Foto: Adonias Silva/G1
Com vários acessórios, foliões se divertem no carnaval em Alter do Chão — Foto: Adonias Silva/G1
Visitantes do Brasil e do mundo movimentam a vila no período do Carnaval do ‘Mela Mela’ - uma brincadeira de espuma e amido de milho que anima os foliões, no Festival Borari - festa indígena que mantem a identidade cultural da vila.
Abertura do Sairé 2018 em Alter do Chão, no Pará — Foto: Adonias Silva/G1Abertura do Sairé 2018 em Alter do Chão, no Pará — Foto: Adonias Silva/G1
Abertura do Sairé 2018 em Alter do Chão, no Pará — Foto: Adonias Silva/G1
A Festa do Sairé é outro atrativo. É a mais antiga manifestação folclórica que ocorre em setembro. Há cerca de 300 anos, o Sairé une rituais religiosos e inclui a disputa folclórica dos botos Tucuxi e Cor de Rosa. A festa reúne milhares de pessoas.

Culinária

Chefs inovam na criação de novos pratos com produtos regionais do Pará — Foto: Espaço Gastronômico Alter do Chão/Arquivo PessoalChefs inovam na criação de novos pratos com produtos regionais do Pará — Foto: Espaço Gastronômico Alter do Chão/Arquivo Pessoal
Chefs inovam na criação de novos pratos com produtos regionais do Pará — Foto: Espaço Gastronômico Alter do Chão/Arquivo Pessoal
Os pratos mais procurados pelos visitantes são aqueles feitos à base de peixe. É o ponto forte da vila e não podem faltar no cardápio dos restaurantes. Entre as espécies mais preferidas estão o tucunaré e tambaqui.
Os doces a base de frutas regionais também são destaques. Outros pratos, como o tacacá, vatapá, pato no tucupi, maniçoba e bolos tradicionais despertam o paladar dos visitantes de todas as regiões do mundo.
Quer saber mais notícias de Santarém e Região? Acesse G1 Santarém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...