Translate

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Jovem percussionista de Presidente Prudente leva experiência musical brasileira a crianças do Malawi, na África

Karoline da Silva Ribas, de 23 anos, é ex-aluna do Projeto Guri. A instrumentista permaneceu no país africano durante dez meses em um programa de intercâmbio.


A  experiência musical de uma moradora de Presidente Prudente (SP) foi destaque em Lilongwe, no Malawi. A jovem, de 23 anos, Karoline da Silva Ribas, é percussionista e ex-aluna do Projeto Guri, no Polo Regional de Presidente Prudente. Ela permaneceu no país africano durante dez meses e desenvolveu um workshop de percussão brasileira nesse período.
Após participar do programa de intercâmbio Musicians and Organizers Volunteer Exchange (Move), criado pela JM Norway e promovido no Brasil pela organização Amigos do Guri, Karoline retorna ao Brasil com histórias sobre o período que passou no exterior.
Para Karoline, a experiência foi satisfatória, já que ela enxergou no intercâmbio uma oportunidade engrandecedora e deixou o Brasil com um único objetivo: oferecer o seu melhor diante do desafio que lhe foi entregue no exterior.
“Para chegar até lá, eu passei por um processo seletivo por todo o Estado de São Paulo. Fui selecionada para ficar dez meses no Malawi, porém, antes disso fui para a Noruega, na Europa, onde fiz um curso preparatório que é oferecido a todos os participantes dos países envolvidos”, disse a percussionista ao G1.
Na capital Lilongwe, Karoline teve aulas do idioma africano chichewa e aos fins de semana participava de um trabalho voluntário em Dedza, que é um distrito do Malawi. Em uma comunidade católica, ela conduzia um curso de música para pessoas de 15 a 25 anos.
A percussionista contou ao G1 que saiu do Brasil no dia 15 de agosto de 2017 e retornou em 1º de junho de 2018. A casa onde ela morava era dividida com intercambistas de outros países e, a partir disso, existia uma troca de experiências culturais.
“No dia 14 de agosto de 2018, eu voltarei para a Noruega. Trabalharei lá no pré-curso para novos participantes e voltarei no dia 21 do mesmo mês”, disse a intercambista ao G1.

Projeto

O Projeto Guri, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promove o intercâmbio uma vez ao ano. Inicialmente, todos os jovens passam por um período de imersão na Noruega, durante os 15 primeiros dias.
No país europeu, eles conhecem os demais intercambistas e entendem em detalhes os objetivos e responsabilidades durante a experiência.
Em seguida, todos são distribuídos em dupla para países distintos e a viagem e as despesas são de graça aos jovens selecionados.
Karoline da Silva Ribas permaneceu 10 meses no Malawi  (Foto: Arquivo pessoal)Karoline da Silva Ribas permaneceu 10 meses no Malawi  (Foto: Arquivo pessoal)
Karoline da Silva Ribas permaneceu 10 meses no Malawi (Foto: Arquivo pessoal)

Abrigo

Karoline conviveu em Lilongwe com o pianista Gabriel dos Santos, de 19 anos, ex-aluno do Grupo de Referência de São Carlos (SP).
Durante duas semanas, os jovens planejaram atividades com os alunos da escola Music Crossroads. Karoline desenvolveu um workshop de percussão brasileira e Gabriel lecionou aulas de teoria musical.
“Por uma questão cultural, no Malawi não é comum as meninas tocarem tambor. Por isso, sempre incentivava muito todas para que continuassem indo às aulas”, contou a percussionista.
Juntos, os jovens trabalharam no abrigo Adziwa, mantido com a ajuda do casal de atores brasileiros Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank. Lá, deram aula de musicalização para as crianças de dois a quatro anos.
Karoline da Silva Ribas permaneceu 10 meses no Malawi  (Foto: Arquivo pessoal)Karoline da Silva Ribas permaneceu 10 meses no Malawi  (Foto: Arquivo pessoal)
Karoline da Silva Ribas permaneceu 10 meses no Malawi (Foto: Arquivo pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...