Translate

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Fiat Uno, Palio e Grand Siena entram em mais um recall por 'airbags mortais'

Dispositivos que podem lançar fragmentos metálicos contra os passageiros quando acionados já foram ligados a mais de 20 mortes no exterior.



A Fiat Chrysler (FCA) anunciou nesta sexta-feira (3) um recall de 80 mil unidades dos modelos Uno, Novo Palio e Grand Siena, ano 2012, que estão equipados com airbags frontais que podem lançar fragmentos metálicos contra os passageiros quando acionados.
Relacionado a mais de 20 mortes no exterior, o problema foi descoberto a partir de componentes fabricados pela japonesa Takata e causou o maior recall da indústria automotiva.
Só no Brasil são mais de 2 milhões de carros. Até maio, mais da metade ainda rodava com o airbag defeituoso pelas ruas brasileiras.
Entenda o caso dos 'airbags mortais' da Takata; Brasil tem recalls

Chassis envolvidos

  • Uno (2012) - 301621 a 397281
  • Novo Palio (2012) - 016977 a 088434 (produção Brasil) e 000071 a 006570 (prod. Argentina)
  • Grand Siena (2012) - 000381 a 034446
A partir da segunda-feira (6), os proprietários devem agendar em uma concessionária a verificação e substituição gratuita, se necessário, dos módulos dos airbags frontais.
De acordo com a fabricante, o problema ocorre quando o veículo é exposto a variações elevadas de temperatura e umidade por longos períodos.
O reparo gratuito deve levar cerca de 2 horas. Para mais informações, é possível entrar em contato por meio do telefone 0800 707 1000.
Em janeiro, a Fiat já havia convocado 13 mil unidades dos mesmos modelos
Fiat Grand Siena (Foto: Divulgação)Fiat Grand Siena (Foto: Divulgação)
Fiat Grand Siena (Foto: Divulgação)

O defeito

O escândalo dos "airbags mortais", da fabricante japonesa Takata, foi descoberto 5 anos atrás. No Brasil, o caso ganhou destaque a partir de 2014. De lá pra cá, dezenas de recalls, de pelo menos 15 marcas, foram convocados. Veja a lista completa.
O defeito é na vedação de um componente chamado insuflador. Com a falha, o airbag acaba explodindo ao ser acionado, projetando fragmentos metálicos contra os ocupantes.
Por este motivo, alguns ferimentos foram confundidos com facadas ou tiro. Em todo o mundo, são mais de 30 milhões de veículos chamados para recall, com 22 mortes e quase 200 feridos. Não há registros de mortes no Brasil.

 vítima de airbag defeituoso faz apelo

Vítima de 'airbag mortal' faz apelo para proprietários atenderem recalls

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...