Dispositivos que podem lançar fragmentos metálicos contra os passageiros quando acionados já foram ligados a mais de 20 mortes no exterior.
A Fiat Chrysler (FCA) anunciou nesta sexta-feira (3) um recall de 80 mil unidades dos modelos Uno, Novo Palio e Grand Siena, ano 2012, que estão equipados com airbags frontais que podem lançar fragmentos metálicos contra os passageiros quando acionados.
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Relacionado a mais de 20 mortes no exterior, o problema foi descoberto a partir de componentes fabricados pela japonesa Takata e causou o maior recall da indústria automotiva.
Só no Brasil são mais de 2 milhões de carros. Até maio, mais da metade ainda rodava com o airbag defeituoso pelas ruas brasileiras.
Chassis envolvidos
- Uno (2012) - 301621 a 397281
- Novo Palio (2012) - 016977 a 088434 (produção Brasil) e 000071 a 006570 (prod. Argentina)
- Grand Siena (2012) - 000381 a 034446
A partir da segunda-feira (6), os proprietários devem agendar em uma concessionária a verificação e substituição gratuita, se necessário, dos módulos dos airbags frontais.
De acordo com a fabricante, o problema ocorre quando o veículo é exposto a variações elevadas de temperatura e umidade por longos períodos.
O reparo gratuito deve levar cerca de 2 horas. Para mais informações, é possível entrar em contato por meio do telefone 0800 707 1000.
Em janeiro, a Fiat já havia convocado 13 mil unidades dos mesmos modelos
O defeito
O escândalo dos "airbags mortais", da fabricante japonesa Takata, foi descoberto 5 anos atrás. No Brasil, o caso ganhou destaque a partir de 2014. De lá pra cá, dezenas de recalls, de pelo menos 15 marcas, foram convocados. Veja a lista completa.
O defeito é na vedação de um componente chamado insuflador. Com a falha, o airbag acaba explodindo ao ser acionado, projetando fragmentos metálicos contra os ocupantes.
Por este motivo, alguns ferimentos foram confundidos com facadas ou tiro. Em todo o mundo, são mais de 30 milhões de veículos chamados para recall, com 22 mortes e quase 200 feridos. Não há registros de mortes no Brasil.
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