Translate

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Espanha condena brasileiro por envolvimento com célula terrorista

Goiano Kaique Luan Ribeiro Guimarães foi preso tentando atravessar fronteira da Turquia com a Síria. Outros nove foram condenados.


Dez membros de uma célula jihadista ligada ao Estado Islâmico foram condenados a até 12 anos de prisão na terça-feira (10). Dentre os membros, estava o brasileiro Kaique Luan Ribeiro Guimarães. O goiano já havia sido preso em 2015 na Bulgária por suspeita de união com o grupo extremista.
A Espanha condenou ainda cinco marroquinos e quatro espanhois, informa a agência France Presse.
"Condenamos Taoufiq Mouhouch, Kayke Luan Ribeiro Guimarães, Mohamed El Gharbi, Gonzalo Cabezas Nunez, David Portolés Franco, Said Touay e Jacob Orellana Casado como autores criminalmente responsáveis de um crime de integração em uma organização terrorista, na qualidade dos participantes, à pena, para cada um deles, de 8 anos de prisão", diz a decisão do tribunal.
Segundo a agência France Presse, o grupo também foi preso por planejar ataques em Barcelona.
O goiano Kaique Guimarães, acusado de pertencer a grupo extremista (Foto: Reprodução TV GLOBO)O goiano Kaique Guimarães, acusado de pertencer a grupo extremista (Foto: Reprodução TV GLOBO)
O goiano Kaique Guimarães, acusado de pertencer a grupo extremista (Foto: Reprodução TV GLOBO)
Luisa Belchior, correspondente da GloboNews em Madrid, informou que o brasileiro estava tentando atravessar a fronteira da Turquia para chegar a Síria. Ele já estava sendo monitorado pela polícia da Catalunha, que tem indícios de que ele tinha ligações com uma célula do Estado Islâmico.
O brasileiro foi trazido de volta para a Espanha e condenado a oito anos de prisão, informa a GloboNews. Três líderes do grupo foram condenados a 12 anos de prisão --- os demais, como o brasileiro, foram sentenciados a oito anos.
À GloboNews, a mãe do brasileiro disse que vai recorrer e que acredita na versão do filho, de que ele estava de férias na Turquia. A mãe do brasileiro disse ainda que Kaique é um cidadão de bem.
O Itamaraty foi procurado e informou que está apurando o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário, um grande abraço da equipe Braga Show!!!

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, também era conhecido como 'príncipe-herdeiro da Jihad'. Operação que o matou aconteceu entre o Afeganistão e o P...